Da redação
Secretaria do Meio Ambiente orienta cidadãos
O descarte correto do lixo faz com que ele passe pelo processo de reciclagem, podendo ser utilizado de outras formas. Lixeiras verdes, azuis, amarelas e vermelhas são comuns de serem vistas em shoppings, praças públicas e até em escolas, com a sinalização de que a verde é para vidro, a azul é para papel e papelão, a amarela para metais e a vermelha para plástico. No entanto, mesmo com a sinalização mais do que clara, muitos ainda insistem em jogar no chão ou na lixeira errada.
Ocorre que esse descarte feito de maneira errada, altera todo o processo dos recicláveis, tornando a sociedade menos evoluída ecologicamente. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal (GDF), que sempre quer trazer um melhor Distrito Federal para todos, olhou para o lado ecológico e, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, orientou a população, mostrando como é feito o caminho dos recicláveis.
O caminho a ser seguido
“Você separa seus recicláveis e coloca ‘lá fora’ nos dias e horários corretos para a coleta seletiva. De lá, seus recicláveis seguem de caminhão até a central de reciclagem mais próxima. Tudo passa pelas mãos dos catadores de materiais recicláveis. São eles que separam, classificam, pesam e prensam os materiais para venda. Cada tipo de material segue para grandes indústrias. De lá saem como produtos novinhos que podem até voltar para sua casa um dia. O plástico vira novas embalagens, baldes, brinquedos. O metal vira latinhas de bebidas, tubos, canos. O papel vira caixas, folhas de cadernos, sacolas e muito mais.”