ENTRAR
ENTRAR

UBSs e atenção primária é foco de cuidado do GDF

Compartilhe

O Governo do Distrito Federal avançou na ampliação da Atenção Primária no Distrito Federal com a entrega de novas unidades básicas de saúde (UBSs) para a população do DF. A ação teve foco entre 2019 e 2025, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF) e da Novacap.

Durante esse período, o GDF investiu R$ 77,8 milhões na ampliação da  cobertura sanitária em áreas estratégicas, viabilizando a implementação da saúde da família. Também está previsto o investimento de R$ 30 milhões para projetos em elaboração.

Dessa forma, os investimentos somam R$ 108,5 milhões destinados às novas UBSs, com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido à população de todas as regiões do DF.

“A Atenção Primária é o primeiro nível de atenção, capaz de resolver a maioria das necessidades de saúde da população. Ela é fundamental por focar em prevenção, promoção da saúde e acompanhamento contínuo, melhorando a qualidade de vida e reduzindo custos ao evitar internações desnecessárias”, afirma Juracy Lacerda, secretário de Saúde do DF.

Além das unidades entregues e das obras em andamento, o planejamento contempla novas ações para os próximos anos.

As UBSs entregues estão distribuídas por diferentes regiões administrativas, incluindo Planaltina (UBS 20) e Vale do Amanhecer, Samambaia (UBS 11), Recanto das Emas (UBS 5), Paranoá Parque (UBS 3), Sobradinho/Sobradinho II (UBS 7 — Buritizinho), Jardins Mangueiral (UBS 1), Ceilândia (UBS 15), Penitenciária Feminina, Gama (UBS 7), Santa Maria (UBS 2) e a da Chapadinha. Em execução estão as UBSs do Incra 8, da Ponte Alta e da Estrutural.

ÚLTIMAS

Você pode gostar