O Dia do Agricultor é comemorado nesta sexta-feira (28). No Distrito Federal, há mais de 20 mil agricultores produzindo uma diversidade de insumos como mel, soja, algodão, leite, trigo, uva, goiaba e morango.
Para o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, é um dia extremamente importante a ser comemorado. “Em todas as refeições que fazemos, há uma família que providenciou tudo por trás. Hoje o agricultor possui uma importância estratégica, sendo o principal ator da segurança alimentar do país”, diz Duval.
Até junho deste ano, cerca de 60 mil atendimentos do ramo foram realizados no DF. Dos 18 mil produtores cadastrados na Emater-DF, 9.798 são agricultores familiares, sendo 5.787 homens e 4.011 mulheres.
A Emater tem uma unidade em cada estado do país, promovendo assistência técnica e rural gratuita para esses profissionais. A empresa articula também outras pastas que envolvem saúde, meio ambiente, família e atividades econômicas para trazer mais equipamentos públicos, além de assistência técnica e social rural.
A Emater também oferece apoio sobre questões como aposentadoria, licença-maternidade, cadastro e benefícios sociais relacionados ao produtor rural. Além disso, na área do meio ambiente há programas que apoiam a conservação do solo e da água. Entre eles, existe o Pagamento pelos Serviços Ambientais (PSA), onde a área é protegida e recebe plantios de mudas.
O Programa Reflorestar também é uma iniciativa que fornece mudas nativas do cerrado para recuperação e proteção dos recursos hídricos e a conservação do solo de áreas de preservação permanente, bem como para recomposição de reserva legal.