ENTRAR
ENTRAR

“Quase 70% dos empresários não possuem gestão profissional em suas empresas”, afirma o subsecretário de fomento ao empreendedorismo do DF

Compartilhe

Por Sandro Gianelli

Para orientar um empresário no que fazer, você tem que ter vivenciado isso, tem que ter sentido as dores que ele sentiu para poder orientá-lo da melhor maneira possível

O subsecretário de fomento ao empreendedorismo do Distrito Federal Danillo Ferreira em entrevista ao programa Conectado ao Poder, da rádio Metrópoles, falou sobre o planejamento do governo na qualificação dos micro empresários para atuarem na retomada da economia do DF.

Conectado ao Poder – O que a subsecretaria de fomento ao empreendedorismo está fazendo para ajudar na retomada da economia no DF?

Danillo Ferreira – Temos trabalhado para ajudar os micros e pequenos empresários. Essa é a missão da Secretaria de Empreendedorismo quando ela surgiu em maio de 2020, como uma iniciativa do governador Ibaneis de criar uma pasta específica para atender os pequenos empresários do DF.

A Subsecretaria de Fomento ao Empreendedorismo da qual estou a frente, tem trabalhado na capacitação dos empresários. Em 2018, o Sebrae fez uma pesquisa junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF e constatou que quase 70% dos empresários da nossa cidade não possuem gestão profissional em suas empresas.

Conectado ao Poder – Quer dizer que o micro empreendedor empreende por necessidade e não porque está preparado?

Danillo Ferreira – Isso mesmo, empreende por necessidade, se perguntar para o empresário se ele faz gestão financeira do seu negócio, ele vai responder que não faz. Ele mistura o caixa da empresa com o bolso dele. E acaba não tendo planejamento do seu negócio. Mais de 65% dos empresários não conhecem o mercado que atua, não sabe qual o cliente dele, não sabe quais são os seus concorrentes e não sabe como precificar o produto ou o serviço que ele está oferecendo.

Conectado ao Poder – O empresário não sabe a diferença do capital de giro com o lucro da empresa e sua retirada como empresário?

Danillo Ferreira – Não! E na subsecretaria temos investido muito nessa área de capacitação. De janeiro para cá, nós lançamos o capacita DF, possibilitamos 500 jovens empreendedores a fazerem cursos online na área de empreendedorismo, gestão de negócio, marketing digital, como criar uma startup, que é a palavra do momento.

Os jovens são fissurados em montar uma empresa e ser milionários como Steve Jobs foi, como o Zuckerberg do Facebook.

Conectado ao Poder – Vocês possuem alguma qualificação voltada para as mulheres?

Danillo Ferreira – Lançamos o Mulheres Empreendedoras na Candangolândia, capacitamos 300 mulheres. Temos investido bastante na capacitação delas, porque entendemos que capacitá-la não é apenas gerar uma oportunidade de trabalho e abrir um negócio, mas de certa maneira atacamos outros problemas sociais como a violência doméstica. Não sei se sabem, a maior parte das mulheres sofrem violência em casa porque ela não tem para aonde ir, então ela se submete a sofrer uma violência psicológica ou até mesmo física. Ela pensa, aonde vou se eu sair de casa?

Quando capacitamos as mulheres, estamos dando mais que oportunidade de emprego, estamos dando a oportunidade para que essa mulher tenha liberdade não só financeira, é também uma liberdade completa.

A segunda edição do Mulheres Empreendedoras foi na Santa Maria com 300 mulheres e agora estamos capacitando outras 300 mulheres em Taguatinga.

Conectado ao Poder – E voltado para os jovens?

Danillo Ferreira – Diversos outros cursos foram feitos, o Cidadão Empreendedor, realizado em Taguatinga, capacitou mais de 250 jovens.

Conectado ao Poder – Qual é o foco da secretaria?

Danillo Ferreira – E a capacitação empreendedora. Ainda temos grandes projetos para entregar até o final do ano. Somente os projetos de capacitação, nós temos mais de dez. Mas a grande entrega até dezembro será a execução do desenvolve 4.0, que é um projeto de capacitação que visa levar inovação tecnológica para dentro das empresas, a chamada Indústria 4.0. É um investimento de quase 2,5 milhões de reais, através de um contrato de empréstimo do BID que foi realizada através da secretaria de desenvolvimento econômico em parceria com a secretaria de empreendedorismo, e esse projeto é muito interessante porque, além de levarmos curso de capacitação online e presencial para dentro das áreas das cidades que necessitam das capacitações, vamos trabalhar com mentorias, vamos selecionar 100 empresas e vamos colocar profissionais dentro dessas empresas para fazer diagnósticos e tentar identificar quais são os gargalos, os problemas e orientar esses empresários para poderem fazer um curso online e presencial. Essa equipe de mentores que estamos formando hoje, são profissionais que já empreenderam, são experientes.

ÚLTIMAS

Você pode gostar