Nova medida facilita acesso e amplia horário de atendimento nas unidades da PCDF
A partir desta terça-feira (11), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) anunciou que não será mais necessário agendar horário para emissão da carteira de identidade no turno matutino. Essa medida visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de identificação, ampliando o horário de atendimento e eliminando a necessidade de agendamentos prévios.
Agora, durante o período da manhã, o atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas até as 12h. Essa mudança permite que as pessoas compareçam diretamente às unidades da PCDF, anexas às delegacias de polícia, em dias úteis, das 7h às 20h30. Vale ressaltar que, anteriormente, o atendimento encerrava às 19h.
Para o turno vespertino, o atendimento continuará priorizando aqueles que realizaram o agendamento prévio no site da PCDF. No entanto, também serão aceitos atendimentos por ordem de chegada, respeitando as preferências legais, caso haja falta de comparecimento dos agendados.
Essa mudança no processo de emissão da carteira de identidade também busca agilizar o atendimento e oferecer mais comodidade aos cidadãos. Além disso, a PCDF disponibiliza postos de identificação biométrica em diversas delegacias, permitindo um acesso mais amplo aos serviços.
Importante destacar que as agências do Na Hora também passam a adotar o agendamento por meio do site da PCDF, com atendimento das 7h às 19h. Além disso, será utilizada a Unidade Técnica de Atendimento Móvel para ampliar a disponibilização de vagas.
É válido ressaltar que a primeira via do registro civil continua sendo gratuita, enquanto a segunda via possui um custo de R$ 42. Para a emissão da carteira de identidade, é necessário apresentar certidão de nascimento e casamento, além do CPF. Caso o cidadão deseje incluir outros documentos, como CNH, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, será preciso apresentar os originais.
A Polícia Civil orienta que eventuais dúvidas sejam esclarecidas por meio do link disponibilizado. Nos casos de atendimento mediante agendamento, é imprescindível que o requerente se apresente com 15 minutos de antecedência para verificação prévia da documentação. É importante salientar que, em caso de comparecimento após o horário agendado, será considerada ausência.
Diariamente, a PCDF disponibiliza 1,3 mil vagas para atendimento, enquanto atende aproximadamente 1,1 mil pessoas por dia, levando em conta que alguns agendados não comparecem. Com essa nova medida de atendimento sem agendamento no turno matutino, espera-se uma maior eficiência e agilidade na emissão da carteira de identidade no Distrito Federal.