Até o final de 2021 serão investidos pelo SLU R$ 12 milhões nesses equipamentos, que visam evitar o lixo espalhado em ruas e áreas rurais do DF
Planaltina é a oitava região administrativa que recebe as lixeiras semienterradas. Ao todo, foram 16 lixeiras implantadas na cidade, tanto na zona urbana quanto rural. Com o intuito de manter as áreas públicas e de facilitar a coleta de lixo nas zonas rurais, as lixeiras são uma novidade, já que, diferente das tradicionais, elas ficam enterradas no solo e a retirada do entulho depositado é feita por uma empresa especializada.
O projeto de instalação desse tipo de lixeira, segundo o Servido de Limpeza Urbana (SLU), deverá acontecer em diversas regiões administrativas – como Guará, Lago Sul, Candangolândia e Águas Claras – e, em Planaltina, a expectativa é que todas as lixeiras devam ser colocadas até o final desta semana – as regiões beneficiadas serão Jardim Morumbi, Setor Habitacional Taquari, Vale do Amanhecer e Arapoanga, além dos núcleos rurais Sarandi, Rajadinha II e III.
“São equipamentos que trazem a possibilidade de ter o controle de uma cidade mais limpa e harmonizada, é uma medida de vital importância. O SLU faz um trabalho muito importante pela cidade, tanto com as lixeiras pequenas, passando pelos contêineres para o lixo reciclado e, agora, com essa modalidade”, diz o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues.
Com investimentos de R$ 560 mil, as lixeiras semienterradas em Planaltina é uma técnica que o governo encontrou para preservar o meio ambiente e evitar o acumulo de lixo onde o serviço de coleta ocorre de forma irregular. Pelo fato do entulho depositado ficar abrigado, as lixeiras permitem o armazenamento de resíduos de forma limpa e segura, não exalando odores, evitando a proliferação de vetores de doenças.
Além disso, o uso do equipamento é fácil, basta o usuário abrir a gaveta na parte externa do contêiner e despejar o lixo. A coleta é realizada uma vez por dia, de segunda a sábado, a partir das 7h, pelo caminhão da empresa responsável pelo contrato, a Valor Ambiental. Só é permitido descartar nesses espaços sujeira domiciliar.
“O benefício será grande para quem mora longe dos centros urbanos, vai diminuir bastante essa questão de lixo jogado no meio ambiente”, afirma o gerente de limpeza do SLU, José Lúcio Lopes.
Agora, a administração regional de Planaltina irá iniciar um projeto para conscientizar a população sobre o descarte de entulho nas novas lixeiras. Em parceria com a Regional de Ensino, a RA irá levar para as salas de aulas, o assunto para ele chegar também aos pais dos estudantes.
“Também serão feitas ações de conscientização nas associações rurais da cidade, que prestam excelentes serviços à comunidade e estão atentas à questão”, garante o diretor do Distrito de Limpeza de Planaltina, Egmo Mário Lopes.
*Fonte: Portal DF Soberano