A maior cidade do Distrito Federal completa 50 anos neste sábado (27); a população comemora, apesar da pandemia da Covid-19
Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira
Uma das características do povo de Ceilândia é a luta, ao lado da resiliência, somada à capacidade de encarar desafios no dia a dia com raça e perseverança.
Trata-se de cidade com DNA excelente na educação pública. Tem lastro no preparo de seus jovens para encarar o disputado mercado de trabalho e tem vencido vários obstáculos.
Os moradores de Ceilândia não trocam a cidade por nada, especialmente aqueles que sentiram o acolhimento diferenciado ao se instalarem ali em busca de realizar seus sonhos.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tem uma visão peculiar da cidade. Em sua análise, além de ser a maior do DF, ele comunga da opinião sobre o tipo de pessoa que chega em Ceilândia a fim de “realizar o sonho de quem foi para lá, acreditando numa vida melhor”.
“Ceilândia ficou conhecida como lugar em que as pessoas se ajudam mutuamente. Hoje, é uma cidade pujante, marcada por um comércio forte, diante de uma transformação econômica forte também. ”
O Tudo OK Notícias perguntou, por ocasião do aniversário, sobre as reformas estruturantes que estão em andamento e as que virão por aí.
Ibaneis contou que tem investido fortemente na rede de saúde pública da cidade durante a pandemia. Além disso, enumerou que foram construídos dois hospitais, um deles acoplado ao HRC e que o futuro Hospital Materno-Infantil sairá do papel.
O governador, que sempre diz ter profundo carinho pela cidade, informou que está em construção uma UPA e uma nova Unidade Básica de Saúde, depois de ter feito uma ampla reforma na outra.
“Estamos fazendo um grande trabalho de recuperação de espaços públicos, que agora vai chegar à avenida Hélio Prates, que será inteiramente reformada, além de uma ampla revitalização da feira central. Isso, além do Túnel de Taguatinga, para facilitar a vida do motorista e levar conforto à população”, pontuou Ibaneis.
No tocante a alavancar a retomada da economia mais rapidamente, Ibaneis respondeu ao Tudo OK Notícias que o GDF entregará a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) da Ceilândia, com espaços urbanizados e até uma subestação de energia.
“Isso vai possibilitar que grandes empresas se instalem na cidade, criando empregos de melhor qualidade. Vai mudar a matriz econômica de Ceilândia, principalmente com a instalação de indústrias limpas. ”
Colaborou Simone Salles