ENTRAR
ENTRAR

DF será palco da Seletiva Distrital das Paralimpíadas Escolares 2025

Compartilhe

Evento oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro acontece em agosto e reúne jovens atletas com deficiência em quatro modalidades

Ivan Rocha

O Distrito Federal será sede, no dia 9 de agosto de 2025, do Meeting Paralímpico – Seletiva Distrital das Paralimpíadas Escolares, uma das principais portas de entrada para jovens atletas com deficiência no esporte de alto rendimento. A competição será realizada em Brasília e contempla as modalidades de Atletismo, Natação, Tênis de Mesa e Bocha.

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro [CPB], com reconhecimento do Ministério do Esporte, o evento faz parte da etapa regional classificatória rumo às Paralimpíadas Escolares, previstas para ocorrer no segundo semestre. A seletiva é destinada a estudantes da rede pública e privada do DF com deficiência física, intelectual ou visual, regularmente matriculados e com idades entre 11 e 17 anos.

Mais do que uma competição, a seletiva tem papel estratégico na inclusão educacional e social. Segundo os organizadores, além de cumprir o direito à prática esportiva previsto na legislação, o evento contribui para o combate à evasão escolar ao reforçar o vínculo dos estudantes com suas escolas e comunidades.

Outro destaque é o envolvimento das famílias, que são convidadas a acompanhar as provas. Essa presença, apontam especialistas, fortalece os laços familiares e sociais, reforçando a autoestima dos jovens e promovendo um ambiente mais propício ao desenvolvimento integral dos atletas.

“A seletiva distrital não é apenas uma fase classificatória. É um momento de valorização, de visibilidade e de esperança para muitos estudantes que encontram no esporte um caminho de superação e pertencimento”, afirma um dos coordenadores da etapa.

Os nomes dos estudantes convocados, bem como professores, técnicos e equipe de apoio que compõem a Delegação Escolar do DF, serão divulgados nos próximos dias pelas instituições envolvidas.

O Brasil é atualmente uma potência mundial no paradesporto. Identificar e apoiar talentos ainda na escola é parte do projeto de manter essa liderança e transformar histórias por meio do esporte.

Para acesso às áreas técnicas de competição, é obrigatório o envio do Anexo III – Ficha Individual de Dirigentes, Técnicos, Atleta-Guia, Tapper e Staffs, disponível no regulamento do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025 – Seletiva Paralimpíadas Escolares (https://cpb.org.br/competicoes/paralimpiadas-escolares/), devidamente preenchido, assinado e acompanhado de atestado médico ou assinatura de profissional médico. O documento deve ser digitalizado em PDF e encaminhado para o e-mail [email protected] até 1º de agosto de 2025.

Fonte: Em Defesa da Saúde

ÚLTIMAS

Você pode gostar