Crimes violentos letais intencionais apresentaram redução em novembro, na comparação ao mesmo período desde o ano 2000
Um balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) constatou que as ocorrências de homicídio, latrocínio (roubo com morte) e lesões corporais seguidas de assassinato apresentaram, em novembro, redução se comparado com o verificado no mesmo período desde o ano 2000. Segundo a pasta, a queda foi de 20 ocorrências ante as 36, em outubro. Esses indicadores apresentam essa trajetória descendente nesse período desde 2016.
Com relação aos homicídios, por exemplo, houve 19 vítimas em novembro, contra 33 nos mês anterior. O indicador referente aos assassinatos registra queda em novembro há cinco anos, segundo a SSP-DF.
De janeiro a novembro deste ano, o DF registrou 313 casos de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), enquanto em 2020, foram notificados 378 casos, ou seja, houve, este ano, uma redução de 17,1%. Ainda segundo o balanço, em relação aos homicídios, os números caíram 16,7% — de 347, em 2020, para 289 neste ano.
“Em 2020, tivemos a menor taxa de homicídios dos últimos 41 anos (desde o início da série histórica, em 1980) e nos tornamos a unidade da Federação com maior percentual de redução desses casos no Brasil. Com o retorno progressivo das atividades sociais, estamos ajustando nosso trabalho para melhorar ainda mais os números do ano passado”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.
*Fonte: Portal News Black