O Google está ajudando o técnico de futebol da Inglaterra a escolher seu super time

Gareth Southgate
Inglaterra Gerente Gareth Southgate no Estádio de Wembley

 

O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, está usando um software de desempenho do jogador desenvolvido pela Football Association que é (órgão regulador da associação de futebol na Inglaterra) e o Google Cloud.

 

A plataforma contém milhares de minutos de videoclipes e estatísticas sobre tudo, desde passes concluídos e chutes no alvo, até faltas sofridas e distâncias percorridas.

 

Southgate está sob grande pressão dos fãs para obter o resultado de sua seleção inglesa na Euro, que começa em Roma na sexta-feira, 11 de junho, e termina na Wembley Arena de Londres no domingo, 11 de julho, os fãs querem o troféu.

 

Leia também: R$ 6 milhões até 2022 | BRB em patrocínio aos times de futebol de Brasília

Leia também: Observatório do Futebol | Ranking: Brasil é o que mais exporta jogadores no mundo

 

O objetivo da plataforma é reunir fontes díspares de dados em um só lugar, para que os gerentes possam acompanhar o desempenho de todos os  jogadores.

 

“Todos os fins-de-semana temos jogadores na Premier League … Bundesliga, La Liga”, disse Southgate. “Precisamos ser capazes de acessar essas imagens o mais rápido possível, e também quaisquer dados que possamos obter dessas partidas.”

 

O software contém milhares de minutos de videoclipes e estatísticas sobre tudo, desde passes concluídos e chutes no alvo, a faltas concedidas e distância percorrida, com dados provenientes de empresas como a empresa de análise de esportes Opta, plataforma de recrutamento Scout7.

 

Agora os gerentes estão analisando as principais métricas para cada posição, de acordo com Southgate.

“Estamos realmente claros em cada posição o que estamos procurando? Qual é o papel nessa posição? Como isso mapeia como um jogador pode jogar em seu clube? Eles têm jogadores que jogam nas mesmas posições, mas eles jogam em um estilo diferente, e como isso mapeia a maneira que queremos jogar? ”

 

“Estamos sempre tentando montar esse quebra-cabeça porque não temos semanas e semanas para treinar a equipe. Eles têm que entrar e estar o mais próximo possível do artigo finalizado antes da Euro. Se nossas equipes chegarem às finais europeias, podemos ter apenas oito ou nove dias no campo de treinamento com o nosso plantel completo. ”

 

 

A Inglaterra nunca ganhou o torneio. A equipe fez as últimas quatro em 1968 na Itália e novamente em casa em 1996, quando perdeu para a Alemanha nos pênaltis.