Governador Ibaneis anuncia nova linha do plano de saúde com remuneração de até cinco salários mínimos, além de estendê-lo ao nível nacional
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, nesta quarta-feira (27), que o plano de saúde dos servidores públicos do GDF, o GDF Saúde, passará a operar com duas novas, uma para atender que funcionários recebem até cinco salários mínimos e outra que terá alcance para atendimentos ao nível nacional. Conforme o governador, as mudanças não irão gerar qualquer custo extra, para aqueles que já fazem parte do plano de saúde.
No caso do atendimento em âmbito nacional, antes, é preciso que os servidores tenham aderido ao plano. Já para o plano distrital, voltado aos servidores com remuneração de até cinco salários mínimos, não dá direito a atendimento em rede nacional.
“Amanhã (nesta quinta-feira, 28), nós vamos lançar mais uma linha do plano para aqueles que ganham menos. Mas nós já temos um plano de saúde que foi prometido por diversos governadores e agora ele é realidade. E sabe por quê? Porque nós nos preocupamos com as vidas e as famílias dos servidores”, antecipou o governador Ibaneis Rocha.
O GDF Saúde foi criado pela atual gestão em 28 de outubro de 2020. Desde então, segundo o governo, mais de 50 mil pessoas já foram atendidas pelo sistema, o que representou em 52 mil consultas e mais de 800 cirurgias, além de quase duas mil internações.
Agora com a nova proposta, esse número dos serviços deve aumentar, visto que, o GDF Saúde distrital, por exemplo, representará uma redução de 50% nos valores pagos atualmente. Segundo o governo, quem paga hoje R$ 400 na condição de titular, vai desembolsar R$ 200 – a redução vale para dependentes, aposentados, pensionistas, e seus dependentes.
“Nós temos um leque de 48 mil servidores que recebem até cinco salários mínimos e que não aderiram ao plano por uma série de questões. Sabemos que o custo de vida subiu, a gasolina está mais cara, o gás também, então criamos essa linha para atender esses servidores”, diz Ney Ferraz, presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas).
Os usuários do GDF Saúde têm à disposição 26 hospitais credenciados e mais de 2,2 mil prestadores de serviço credenciados, entre clínicas, laboratórios, associações e também uma cooperativa.
*Fonte: Portal DF Soberano