Prazo para pagamento da primeira parcela do IPVA termina nesta segunda

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Acaba nesta segunda-feira (19) o prazo para quitar a parcela única ou a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente aos automóveis com placas terminadas em 1 e 2, no Distrito Federal .
O cronograma de pagamento seguirá de acordo com o algarismo final das placas, após a data, estendendo-se ao longo da semana. Na terça-feira (20), será a vez dos condutores com placas terminadas em 3 e 4; na quarta (21), 5 e 6; na quinta (22), 7 e 8; e, na sexta (23), 9 ou 0.

É importante que o cidadão realize o pagamento com antecedência ou no prazo indicado para evitar correção e juros. “Para quem optou pela parcela única, caso não tenha dívida ativa junto ao Governo do DF, será possível pagar o IPVA com 10% de desconto”, enfatiza Édson Miranda Santos, gerente de gestão do IPVA.

Também é possível efetuar o pagamento do IPVA em uma única parcela ou em até seis vezes, sendo o valor mínimo estipulado para a parcela de R$ 50. O prazo para pagamento da sexta e última parcela é entre os dias 22 a 26 de julho, respeitando o algarismo final da placa do veículo.
A estimativa de arrecadação é de R$ 1,7 bilhão este ano. As autoridades fazendárias destacam que há uma previsão de redução de 4,32% no IPVA para automóveis, enquanto para caminhões, a expectativa é de um aumento de 0,8%.
O não pagamento do imposto dentro dos prazos estipulados pode resultar no veículo retido pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), impedindo a circulação até a regularização da pendência.

No DF, o IPVA é aplicado a veículos fabricados a partir de 1994, sendo a frota atual de 1.790.491 veículos, dos quais 1.750.211 foram tributados em 2023.