A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A) 2023 foi lançada nessa segunda-feira (6), pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O objetivo é mapear o perfil da população e a infraestrutura urbana e rural da capital federal.
O lançamento do estudo bianual marca também o início da fase de coleta de dados em campo, por meio das visitas domiciliares. Este ano, a Pdad-A incorpora, pela primeira vez, os dados essenciais das áreas rurais do DF. A inclusão representa um passo importante para tornar o estudo ainda mais fiel à realidade da região.
“A ideia da Pdad é conhecer a nossa população, conhecer como vive o brasiliense, extrair coisas que são muito valiosas para o governo, que é a informação usada para pautar as ações e políticas públicas. São dados coletados com base em evidências, obtidos de forma metodológica e que tenham validade”, explica o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino.
A condução da pesquisa é fruto de uma ação conjunta, que conta com o apoio das administrações regionais, Secretaria de Segurança Pública [SSP] e com a Secretaria de Comunicação.
“É um trabalho integrado do governo envolvendo todas as secretarias, todas as administrações, órgãos do governo, para que as coisas saiam como têm que sair”, diz o secretário de Governo.
A Pdad-A é a única pesquisa realizada no DF que abrange toda a extensão territorial da capital. O balanço reúne informações sobre os mais diversos assuntos para auxiliar na gestão pública da capital.