Quem recebe Bolsa Família terá acesso a todos os medicamentos da Farmácia Popular

Quem recebe Bolsa Família terá acesso a todos os medicamentos da Farmácia Popular

Os beneficiários do programa social Bolsa Família terão acesso aos 40 medicamentos disponíveis na lista do Farmácia Popular. O governo federal informou, nesta quarta-feira (7), que a ampliação deve beneficiar 55 milhões de brasileiros.

Criada em 2004, o projeto da Farmácia Popular possui o intuito de facilitar o acesso da população a medicamentos, principalmente os de uso contínuo, geralmente para tratar hipertensão e diabetes. O presidente Lula (PT) relançou o programa nesta quarta, em Pernambuco.

Na reformulação do programa, a gratuidade das 22 medicações serão mantidas. A outra parte dos medicamentos é concedida aos beneficiários com um desconto de 90% em relação ao preço original das farmácias.

Entre as medicações que agora passarão a ser gratuitas para quem recebe Bolsa Família, estão anticoncepcionais; remédio de tratamento para Doença de Parkinson; sinvastatina, usada no controle do colesterol; medicação para controle da rinite e fraldas geriátricas.

O paciente precisa ir a um estabelecimento credenciado que exibe o selo “Aqui Tem Farmácia Popular”, para ter acesso aos medicamentos. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto e o número do CPF juntamente com a receita médica dentro do prazo de validade.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF