O formato de pagamento digital completou um ano implantado em todas as linhas do transporte público, no Distrito Federal. O projeto começou com 52 linhas e foi ampliado gradualmente até alcançar todas as 931 linhas em operação.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a maior parte dos usuários adotou os meios digitais. Os dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), mostram que o pagamento em dinheiro representa apenas 1,24% dos mais de 1,4 milhão de acessos diários.
Mais da metade dos acessos é realizada com o Cartão Mobilidade. O Vale-Transporte responde por 22,2%, e os cartões bancários (EMV), por 9%.
“A frota está sendo renovada com veículos mais confortáveis e menos poluentes. E agora temos o Centro de Supervisão de Operações, que permite acompanhar as linhas em tempo real e viabiliza o desenvolvimento de um aplicativo para que os passageiros possam planejar suas viagens”, ressalta o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
A emissão do Cartão Mobilidade cresceu 47% desde o início da digitalização. De julho de 2023 a 31 de maio deste ano, o número de cartões emitidos passou de 491.331 para 723.469 unidades.