ENTRAR
ENTRAR

Primeiro semestre tem redução nos incêndios florestais no DF

Neste ano, a operação começou em 30 de abril e compreende o período de estiagem, seguindo até 30 de novembro.

Compartilhe

Coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a Operação Verde Vivo 2025, atendeu, até 3 de julho, 549 ocorrências de incêndios em vegetação no DF. A iniciativa é do Governo do Distrito Federal (GDF).

É uma redução de 54,25% em relação a 2024, quando, no mesmo período, houve 1.230 ocorrências. Até o início de julho, a área queimada foi de 988 hectares (9.880.000 m²), enquanto, até julho de 2024, foram 2.126,76 hectares consumidos pelo fogo.

Neste ano, a operação começou em 30 de abril e compreende o período de estiagem, seguindo até 30 de novembro.

A estratégia do CBMDF envolve inteligência, tecnologia e prevenção, com profissionais já mobilizados para mapear áreas de risco e iniciar ações preventivas, inclusive o uso do fogo controlado, aplicado com acompanhamento técnico para evitar grandes incêndios.

A Operação Verde Vivo 2025 é uma ação conjunta do GDF com o governo federal, coordenada pelo Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF, que reúne servidores do Instituto Brasília Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A atuação conta com o suporte de viaturas especializadas, brigadas florestais, aeronaves e ferramentas de georreferenciamento para o monitoramento das áreas mais suscetíveis aos incêndios florestais.

Em janeiro deste ano, o GDF adquiriu um novo helicóptero com o objetivo de reforçar tanto o transporte de tropas quanto o combate aos incêndios por meio do lançamento d’água.

ÚLTIMAS

Você pode gostar