ENTRAR
ENTRAR

Brasília celebra 65 anos com rede hoteleira lotada, shows nacionais e segurança reforçada

Compartilhe

Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line

As comemorações pelo 65º aniversário de Brasília começam nesta sexta-feira (19) e prometem movimentar a capital federal até a próxima segunda-feira (21), data oficial da fundação da cidade. O evento, que ocupará a Esplanada dos Ministérios com três dias de shows e atrações, já tem reflexos no setor turístico: todos os hotéis da cidade estão com ocupação total, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB).

“Recebi hoje a informação da Associação Brasiliense de Hotéis de que estamos com 100% da rede hoteleira ocupada. Isso mostra que muita gente de fora está vindo conhecer nossa cidade. É uma alegria enorme ver esse movimento”, afirmou o governador.

Entre os destaques da programação musical estão artistas como Wesley Safadão e Léo Santana. Os festejos contam ainda com transporte gratuito em todo o Distrito Federal, do dia 17 até o dia 21 de abril. Durante o período, a entrada no Zoológico e no Jardim Botânico também será gratuita.

Segundo Ibaneis, o bom momento do setor turístico é resultado de incentivos implementados nos últimos anos. Desde 2021, a alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) para hotéis foi reduzida de 5% para 3%, o que permitiu preços mais acessíveis para os visitantes. Para o feriado prolongado que inclui a Semana Santa e o aniversário da cidade, a rede hoteleira ofereceu descontos de até 35%.

A segurança pública também recebeu atenção especial. A Polícia Militar do DF intensificou o efetivo nas ruas e montou uma estrutura com tecnologia de monitoramento por drones e câmeras, além da chamada “cidade da segurança”, um centro de comando móvel instalado na área central de Brasília.

“O nosso objetivo é garantir tranquilidade a todos que venham celebrar esse momento importante. A PM tem feito um trabalho exemplar, e todo o aparato foi montado para assegurar uma festa pacífica”, destacou o governador.

Apesar do investimento de R$ 15 milhões na organização das comemorações ter sido questionado pelo Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas do DF (TCDF) autorizou a realização do evento. Ibaneis defendeu os gastos, apontando retorno econômico e visibilidade nacional.

“Brasília está sendo mostrada em cadeia nacional pelas principais emissoras de TV. Isso traz retorno financeiro e fortalece o turismo. O investimento vale a pena, sim”, argumentou.

Na manhã desta sexta, Ibaneis também participou de um passeio turístico pelos principais pontos da cidade, durante o lançamento de um novo modelo de city tour gratuito. A proposta, segundo ele, é ampliar o acesso ao turismo cívico, especialmente para moradores de regiões periféricas do DF.

“O city tour é uma forma de despertar o amor pela nossa cidade. É uma experiência que conecta as pessoas com a história e a importância de Brasília. Queremos que todos, inclusive moradores de bairros como Sol Nascente, Ceilândia e Estrutural, possam vivenciar isso”, completou.

Veja a programação:

Da redação Estrutural On-line

Fonte: Estrutural Online

ÚLTIMAS

Você pode gostar