Interessados em pedir isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem fazer a solicitação até 23h59 desta terça-feira (8). O pedido de gratuidade deve ser feito online, no momento da inscrição.
A taxa única é de R$ 70 para os cargos de nível médio e superior e deve ser paga até o dia 21 de julho.
De acordo com as condições previstas no edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa as pessoas que têm inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico); e pessoas que comprovem ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação e quem possui curso superior financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também tem direito a isenção.
A retificação do edital dispensa os inscritos no CadÚnico de preencherem o Número de Identificação Social (NIS) no momento de solicitar a isenção da taxa. Bolsistas do Prouni ou Fies devem indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade no sistema de inscrição.
Os pedidos passarão por análise da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os resultados preliminares de todos os pedidos serão divulgados no dia 10 de julho, no site do concurso.
CNU 2025
A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias – a primeira fase, de questões objetivas, em outubro; e a segunda, as dissertativas, em dezembro, apenas para os aprovados na etapa anterior.