A produção de veículos este ano cresceu 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1,37 milhão de veículos produzidos. Conforme Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), este foi o melhor primeiro semestre desde 2019.
Segundo a Anfavea, o principal crescimento foi no segmento de automóveis, cujas vendas avançaram 23,7%, com 208 mil unidades a mais do que no primeiro semestre do ano passado.
O segmento de veículos pesados, como caminhões e ônibus, seguem em recuperação mais lenta. No semestre, as vendas de caminhões recuaram 10,5%, enquanto os ônibus registraram queda de 11,6%.
E, embora no mês de junho ambos os segmentos tenham apresentado resultados melhores do que no ano passado, o desempenho ainda não foi suficiente para reverter a expectativa de mais um ano de retração.
Quanto aos emplacamentos, o crescimento foi de 18,5% no primeiro semestre do ano, com 1,42 milhão de veículos comercializados. Em junho foram 272,5 mil unidades comercializadas, alta de 28% frente a junho do ano passado.
Com o desempenho acima do esperado no primeiro semestre, principalmente nas vendas de veículos no mercado interno, a Anfavea decidiu revisar para cima a sua expectativa de crescimento para o ano.
As importações, por sua vez, somaram 280,6 mil unidades, o que representou aumento de 22,8% no primeiro semestre. Em junho foram importadas 57 mil unidades, crescimento de 49,3% em relação a junho do ano passado.
A previsão do ano relacionada à produção passou de 3,7% para 5,8%, com expectativa de 2,8 milhões de autoveículos produzidos.
