Uma nova ação da CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB IPes) vai dificultar furtos de cabos. A medida acontece com inspeção dos postes de iluminação, em pontos frequentemente violados por criminosos para acessar e retirar a fiação.
A tarefa é essencial para dificultar novas invasões e agilizar o fechamento dos painéis sempre que há intervenções de manutenção para reposição de cabos.
“Estamos lidando com um tipo de crime que se torna cada vez mais organizado e ousado. As soldas nas janelas de inspeção são uma barreira para dificultar a ação dos criminosos”, afirmou o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso.
Em 2025, mais de 73 quilômetros de cabos de iluminação pública já foram furtados no Distrito Federal — a extensão é suficiente para ligar Planaltina à Água Quente. Em perspectiva, a metragem equivale a mais de 663 campos de futebol enfileirados.
Há registros também de vandalismo de luminárias para facilitar a ação criminosa. Em muitos casos, a destruição ocorre poucas horas após a reposição feita pela CEB.
Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), mais de 100 toneladas de cabos foram roubadas no Brasil em 2024, gerando prejuízo estimado de R$ 26 milhões às distribuidoras.
Diante da escalada, foi sancionada uma lei que aumenta as penas para quem participa do furto, receptação ou comercialização desse material. A CEB IPes reforça que conta com o apoio das forças de segurança para desarticular a cadeia que alimenta o crime.
