TCDF libera continuidade das obras do Hospital do Recanto das Emas; Ibaneis poderá avançar em equipamento que beneficiará mais de 150 mil moradores

O Tribunal de Contas do Distrito Federal [TCDF] autorizou, nesta quarta-feira (19/11), a continuidade das obras do Hospital do Recanto das Emas [HRE]. Com a decisão unânime, o governador Ibaneis Rocha poderá dar seguimento a um dos principais projetos de infraestrutura em saúde da região, que deverá beneficiar diretamente mais de 150 mil moradores do Recanto das Emas e, pela proximidade geográfica, também atender populações do Riacho Fundo I e II.

A obra havia sido suspensa cautelarmente em 2023, quando o TCDF interrompeu o edital de licitação destinado à contratação da empresa responsável pelos projetos, construção e entrega final do hospital. Ainda naquele ano, a Corte permitiu a retomada do certame, desde que fossem incorporados ajustes, como a condicionante de que o início da construção dependeria da análise do projeto básico e do orçamento completo.
Em abril de 2024, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) firmou contrato com o Consórcio Recanto das Emas — composto pelas empresas Infracon Engenharia e Comércio Ltda., Reciclar Engenharia e Gerenciamento de Projetos, e GND Construções. Em janeiro de 2025, o TCDF autorizou apenas os serviços de terraplenagem.
Na sessão desta quarta-feira, os conselheiros concluíram que foram atendidas as exigências relacionadas às condições ambientais e sanitárias, além de constatarem avanço no controle interno da Novacap. Com isso, o Tribunal reconheceu a importância social do empreendimento e liberou a continuidade integral das obras.
O investimento previsto é de R$ 133 milhões. Segundo o Governo do Distrito Federal, o HRE contará com 100 leitos, distribuídos entre clínica médica, clínica pediátrica e UTI pediátrica. A estrutura também incluirá seis consultórios, centro cirúrgico com duas salas, duas salas de raio-x, tomografia e quatro salas de ultrassonografia.
Fonte: Em Defesa da Saúde
