Governador do DF coloca a Arena BRB Mané Garrincha à disposição da Conmebol e CBF diante do agravamento da crise de segurança em Lima
A final da Copa Libertadores da América de 2025 pode ter o Brasil como sede, se depender do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Diante do estado de emergência e do agravamento da violência em Lima, no Peru cidade escolhida para o evento, Ibaneis oficializou a candidatura de Brasília para receber a grande decisão.
Ele confirmou nesta quarta-feira (22) que encaminhou ofícios à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) colocando a Arena BRB Mané Garrincha à disposição.
A proposta de Ibaneis Rocha enfatiza a capacidade da capital federal para hospedar eventos de grande porte, utilizando o histórico de competições internacionais como credencial. “Nossa cidade conta com ampla rede hoteleira, infraestrutura urbana e serviços de qualidade, além de experiência consolidada em grandes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e tem todas as condições de receber essa grande partida,” afirmou Ibaneis em sua rede social X.
A Arena Mané Garrincha, um dos estádios mais modernos do país, oferece a infraestrutura necessária para a final única da competição continental.
Capital dos grandes eventos
O sucesso dos jogos de futebol confirma a vocação de Brasília para os grandes eventos. Apenas nos últimos dois anos, a capital recebeu a largada e a chegada da principal competição off road das Américas, o Rally dos Sertões; o Circuito Mundial de Vôlei de Praia; o mundial de beach tennis; o Grand Prix Internacional de Boxe; o Jungle Fight 126; o K-1 World GP 2024, com disputas entre os principais nomes do kickboxing; e o Brasília Champions 2024, com grandes nomes do tênis nacional e internacional.
A recepção de eventos de grande porte não se resume aos esportes. A capital com a melhor qualidade de vida do país também sediou a 51ª edição da Abav Expo, um dos maiores eventos sobre turismo do Brasil, o maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week, e show de astros internacionais, como Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e o ex-Beatle Paul McCartney.
Crise no Peru
O motivo da movimentação é a instabilidade política e social que atinge o Peru. O novo presidente, José Jerí, decretou estado de emergência, e o Exército está nas ruas da capital, Lima, e de Callao para tentar controlar os atos de protesto e o aumento da violência.
O país enfrenta um cenário crítico, registrando o maior número de homicídios em oito anos. Os manifestantes pedem a saída do presidente interino e a convocação de uma Assembleia Constituinte, o que inviabiliza a segurança para um evento do porte da final da Libertadores.
A Conmebol ainda não se manifestou oficialmente sobre a proposta brasileira ou sobre a situação da sede peruana, mas a expectativa é de que uma decisão sobre a viabilidade de Lima seja tomada em breve.
Fonte: Portal 84 Notícias
