Os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Ibaneis Rocha [Distrito Federal] encaminharam, nesta quarta-feira (20/08), ofício ao Ministério dos Transportes pedindo a prorrogação, por mais 90 dias, da suspensão do reajuste das tarifas do transporte semiurbano que atende a região do Entorno do DF. Caso a medida não seja renovada, o aumento de 2,91% passa a vigorar já no próximo sábado (23/08).
No documento enviado ao ministro Renan Filho e à Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT], os governadores ressaltam que o adiamento é necessário para proteger milhares de trabalhadores que utilizam diariamente o transporte coletivo entre os municípios goianos e o Distrito Federal.
Caiado destacou que a economia da região depende, em grande parte, do deslocamento da população que vive no Entorno e exerce suas atividades em Brasília. “É fundamental ter mais prazo para concluir as negociações e não penalizar a população com o aumento da tarifa nesse momento”, afirmou.
O pedido reforça ainda que Goiás e o Distrito Federal já protocolaram no Ministério dos Transportes a minuta de criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno [Cirme]. O novo órgão permitirá a gestão compartilhada do transporte pela União, Goiás e DF. Atualmente, a administração do sistema é exclusiva do governo federal.
“Goiás defende a criação do consórcio desde 2019. Tanto o governo goiano quanto o do Distrito Federal estão sensíveis ao problema enfrentado pela população e prontos para assumir a responsabilidade de uma solução conjunta e definitiva”, destacou Caiado.
A iniciativa reafirma o compromisso dos dois governadores em buscar alternativas estruturais para melhorar o transporte público no Entorno, garantindo eficiência e alívio no orçamento dos trabalhadores da região.
Fonte: Em Defesa da Saúde