Unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5 mil municípios vão receber 180 mil novos equipamentos. A medida, administrada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), foi determinada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a AgSUS, as compras serão feitas por meio de edital de licitação. A abertura das propostas do pregão eletrônico será na quinta-feira (21) às 10h, por meio do portal compras.gov.br.
O comunicado traz que os recursos para a compra dos equipamentos, estimados em R$ 1,8 bilhão, são provenientes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, por meio do pacote de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 2025.
“Serão adquiridos 10 mil combos com 18 equipamentos estratégicos cada, entre eles, ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e equipamentos para telessaúde”, ressaltou a nota.
A expectativa do governo é que os equipamentos comecem a ser entregues em novembro. Entre maio e junho, a Agência realizou consulta pública junto ao setor produtivo e ouviu representantes da indústria, gestores públicos e especialistas, no intuito de “aprimorar as especificações técnicas dos produtos”.
A proposta garantiu maior alinhamento entre as necessidades das equipes de saúde e as tecnologias disponíveis, promovendo mais eficiência e assertividade no processo de compra.