ENTRAR
ENTRAR

Sete mil luminárias são recuperadas pela CEB no DF

Ao invés de realizar a substituição, a Companhia optou por avaliar individualmente os equipamentos que apresentavam defeitos leves.

Compartilhe

Com uma solução econômica e sustentável, a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) encontrou uma forma de ampliar a cobertura de iluminação no Distrito Federal sem recorrer a novos gastos.

A ideia é recuperar luminárias que estavam fora da garantia, mas que ainda tinham conserto. Em 2025, mais de 7 mil luminárias foram recuperadas no laboratório da companhia, gerando uma economia estimada de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

Ao invés de realizar a substituição, a CEB optou por avaliar individualmente os equipamentos que apresentavam defeitos leves, como falhas em drivers, conectores ou sistemas de vedação. No processo, cada luminária nova custa, em média, R$ 300.

“Estamos falando de um volume expressivo de equipamentos que, com pequenos ajustes, voltam a funcionar perfeitamente. É uma decisão que evita desperdício, reduz custos e ainda contribui para o meio ambiente”, explica o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso Teixeira.

Essas unidades descartadas por foram desmontadas e reparadas por uma equipe técnica especializada no laboratório da companhia. Com o reaproveitamento, a CEB evita o descarte de milhares de toneladas de resíduos eletrônicos e metálicos.

“Recuperar equipamentos é uma forma de fazer mais com menos. Muitos espaços urbanos foram totalmente renovados apenas com luminárias que passaram pelo nosso laboratório. É reaproveitamento com responsabilidade e inteligência”, afirma o diretor.

ÚLTIMAS

Você pode gostar