Blogueiros de política do DF fazem solenidade de posse da nova diretoria da ABBP

Blogueiros de Política do DF elegem nova diretoria da ABBP

Ocorre nesta sexta-feira (15/02), a partir das 19:30hs, no salão nobre da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a solenidade de posse da nova diretoria executiva da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política – ABBP. O jornalista Toni Duarte, editor do Radar-DF, foi eleito presidente e irá comandar nos próximos dois anos a entidade representativa do jornalismo digital no DF. Além de jornalistas e blogueiros, prestigiarão o evento autoridades ligadas ao governo local, governo federal, deputados (federais e distritais) e senadores.

A mais importante organização de blogueiros de política do país, a ABBP, realiza nesta sexta-feira a solenidade de posse de sua nova Diretoria Executiva e dos novos membros do Conselho Fiscal, Conselho de Ética, além  do presidente do Conselho de Fundadores. Todos foram eleitos no último dia 02 de fevereiro para o biênio 2019/2021.

Desde que foi fundada em novembro de 2014,  já passaram  pela presidência da associação o jornalista Francisco de Paula Lima Júnior (Professor Chico, já falecido), o jornalista Fred Lima e o jornalista Sandro Gianelli. Agora é a vez do jornalista Toni Duarte, um dos fundadores da entidade, assumir o cargo.

O novo presidente da ABBP seguirá com a missão de cumprir pautas importantes, como a de cobrar o cumprimento da Lei Orgânica do DF nº 74/2013, que destina 10% do orçamento anual da publicidade do GDF, das empresas de economia mista do governo  e da Câmara Legislativa para a mídia digital como os blogues.

Reunião de Composição da Chapa Professor Chico

Toni Duarte irá  primar pela efetiva consolidação da associação que nos últimos quatro anos de existência ganhou o respeito e o reconhecimento da classe  política e de outros segmentos da sociedade brasiliense.

“Hoje é impossível negar que a blogosfera política de Brasília, ligada a ABBP, ocupa cada vez mais um espaço que antes era dominado apenas pelos veículos de comunicação tradicionais. O jornalismo digital, aos poucos, está sendo menos opinativo e mais informativo, graças o compromisso assumido pelos nossos colegas  blogueiros de lidar com a verdade, princípio básico para a credibilidade”, disse Toni Duarte.

Segundo ele, a presença de experientes jornalistas, filiados a ABBP, com muitos quilômetros rodados nas redações de jornais, rádio e televisão, os quais pregam o “Jornalismo sem fake”, tornaram-se o espelho para a maioria dos blogueiros que hoje primam pela informação bem  checada.

“Sem dúvida o conteúdo jornalístico está cada vez melhor, graças a nossa associação,  o que faz muitos guardiões da notícia, a reavaliar a importância dos blogs jornalísticos que conseguem dar voz aos cidadãos”, aponta Toni Duarte.

Para o presidente eleito da ABBP, as novas mídias de Brasília têm sido uma crescente fonte de informação para os seus milhões de seguidores e muito do que gera atenção no meio virtual acaba virando notícia nos meios de comunicação tradicional. “Ou seja: quase sempre pautamos os jornalões da cidade”, disse Toni Duarte.

Ele destacou ainda que a blogosfera política teve um papel decisivo nas eleições de 2018, capaz de alcançar um grau de influência na escolha dos candidatos, segundo os mais diversos institutos de pesquisas. Daí a importância da ABBP e de seus conceituados blogueiros.

Veja abaixo os nomes da nova diretoria da ABBP 

Diretoria Executiva
Presidente: Toni Duarte
Vice: Ricardo Callado
Secretário: Poliglota
Tesoureiro: Aderivaldo Cardoso
Relações Públicas: Ana Paula Neves
Relações Institucionais: Hamilton Silva
Comunicação e Marketing: José Fernando Vilela

Conselho Fiscal:
Presidente: Rodrigo Merccucio
Conselheiro: Ricardo Lima
Conselheiro: Idovan Araújo
Suplente: Cláudio Ulhoa
Suplente: Sérgio Loros

Conselho Consultivo/Ética
Presidente: Josiel Ferreira
Conselheiro: Ricardo Noronha
Conselheiro: Guilherme Pontes

Conselho de Fundadores:
Presidente: Fred Lima
Conselheiro: Toni Duarte
Conselheiro: Sandro Gianelli
Conselheira: Ana Paula Neves
Conselheiro: Marc Arnoldi
Conselheiro: Guilherme Pontes
Conselheiro: Rodrigo Merccúcio
Conselheiro: Artur Benevides
Conselheiro: Idovan Araújo

Propostas apresentadas pela nova diretoria

1. • Cobrar o cumprimento da emenda à Lei Orgânica do DF, que estabelece a destinação de 10% do orçamento anual da publicidade para a mídia digital como os blogues.
• Incentivar e dar suporte aos blogues associados para que constituam empresa de comunicação digital para que estejam aptos a atuar no mercado publicitário.
• Reivindicar a criação de uma linha de crédito e outras formas de financiamento, com juros baixos, junto ao BRB com o objetivo de empreender e aumentar os negócios.
• Estabelecer parceria junto ao Sebrae para oferecer cursos de capacitação na área do empreendedorismo para seus associados.
• Criar regimento interno da ABBP.
• Retomar as sabatinas com duas edições mensais cujas pautas serão discutidas com a sociedade.
• Realizar no dia 7 de julho, Dia do Blogueiro, o primeiro Seminário Político da ABBP, como forma de melhorar e aprimorar o conhecimento de seus associados.
• Repaginar o portal de notícias da ABBP e criar perfis institucionais nas redes sociais.
• Criar a TV ABBP para entrevistar personalidades do mundo político e terá a participação de todos os associados por meio de revezamento.
• Instituir parcerias com instituições de ensino superior para oferecer cursos de extensão aos seus associados.

Matéria Divulgação ABBP
Fotos: Divulgação/ABBP