Izalci diz que o maior desafio de Ibaneis em 2019 vai estar na segurança

Izalci-diz-que-o-maior-desafio-de-Ibaneis-em-2019-vai-estar-na-segurança-RADAR-DF-660x330

O maior desafio é o de contornar os problemas da Polícia Militar e Polícia Civil”.

A  avaliação acima foi feita pelo deputado federal e senador eleito Izalci Lucas (PSDB), ao se referir ao primeiro ano do governo Ibaneis Rocha que se inicia a partir do dia  1 de janeiro do próximo ano. Izalci também afirmou que fará um enfrentamento como senador na discussão da reforma da Previdência, Tributária e Administrativa, além de buscar recursos da União para o DF

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Durante um encontro com blogueiros de política nesta sexta-feira (14/12) no Lago Sul, o senador eleito Izalci Lucas disse que o governador eleito Ibaneis Rocha acerta quando resolveu recuar sobre o fim da Casa Militar, após ter criado no lugar dela o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que seria comandado pelo delegado aposentado Laerte Bessa.

Izalci afirmou que o fim da Casa Militar pode provocar um desequilíbrio de forças e aumentar o desafio que Ibaneis terá para contornar os problemas da Polícia Militar e da Polícia Civil do Distrito Federal.

Ele defendeu a manutenção da Casa Militar, mas disse que ela não pode continuar com um contingente maior do que possui um batalhão de polícia em Ceilândia, por exemplo, apenas para tomar conta do Palácio do Buriti e da segurança do governador.

O futuro senador prevê que o maior esforço do governo Ibaneis se dará em cima do Fundo Constitucional e tentar passar para a União o pagamento de aposentadoria e pensão dos  inativos.

“O Fundo Constitucional, na prática, vem sendo usado para pagar pensão e aposentadoria e vai chegar um tempo que não sobrará nada para pagar os ativos”, disse ele.

Izalci Lucas também prevê que Ibaneis terá muita dificuldade para cumprir no primeiro ano do governo a paridade da Polícia Civil e dar o mesmo reajuste merecido a Policia Militar.

Sobre a sua atuação no Senado, na próxima legislatura, o tucano afirmou que irá se debruçar sobre temas como a Reforma da Previdência, Administrativa e Tributária.

“Esses são os desafios  que teremos que enfrentar em 2019. “A sociedade espera por isso”, afirmou.

Por fim,  Izalci Lucas disse que até agora o governador Ibaneis Rocha não teve qualquer conversa com o seu partido o PSDB, mais deixou claro que vai ajudar o DF na busca de recursos para serem investidos na Educação, na Saúde e na Segurança.