SES-DF: Caso de polícia ou erro de nomeação

fotos46

Polícias Civil e Federal investigam servidores da Secretaria de Saúde supostamente envolvidos em possíveis irregularidades.

Após a decretação por parte do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), do estado de emergência na Saúde do DF (20/Jan), um temor imediato passou a rondar a cidade: que a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) virasse um balcão de negócios escusos, com a prática “justificável” de dispensa de licitação para celebração de contratos.

O receio se agravou quando nomes,  já conhecidos no cenário político local, passaram a ser constantes no circuito de relacionamentos do Palácio do Buriti, uma vez que tais nomes, vinculados a escândalos, uns por suspeitas ou indícios e outros por comprovado envolvimento.

No entanto, a presença das polícias Civil e Federal nas dependências SES-DF desde ontem, Quarta-Feira (17/Mar) e as exonerações de servidores da referida Secretaria levantam suspeitas e causam apreensão. Teria mais uma vez o Governador errado nas nomeações feitas?

Publicação no Diário Oficial do Distrito Federal nº 53 (DODF) (17/Mar), aponta a exoneração, a pedido, de José Meneses Netto da função de subsecretário, da Subsecretaria de Administração Geral (SUAG), da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Menezes era responsável por negociar contratos com fornecedores da SES-DF.

Embora a publicação do DODF declare que a referida exoneração foi “a pedido” de Meneses, fonte da cúpula do governo que não quis se identificar, afirmou ao Política Distrital, que o motivo é um pouco mais grave: “Menezes foi exonerado em decorrência de sua ‘relação comercial’ com determinadas empresas, ser passível de questionamento” e ainda, adiantou que novas exonerações na referida Pasta não deverá  causar ‘surpresa’.

Há fortes comentários no meio político local, que a continuidade de Menezes na equipe de governo poderia comprometer a imagem do Governo Rollemberg, já ofuscada por todos os percalços de gestão, uma vez que o nome de Menezes está vinculado a irregularidades na aquisição de ambulâncias quando o mesmo era Diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS) no período compreendido entre 2005 a 2007, constando o lamentável episódio nos relatórios Policiais como a “Máfia das Sanguessugas”, sendo o mesmo multado em 2011 pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Meta de Menezes era Fundo de Saúde

Mesmo após sua recusa em aceitar o convite de Rollemberg para assumir a SES-DF, o cardiologista, Ivan Castelli, continua a demonstrar sua ‘força política’ na condução da referida Secretaria de Estado, sendo sua ‘forte influência’ de conhecimento público, o que talvez tenha motivado Menezes a, supostamente, por meio de e-mail, manifestar seu “desejo” de retornar ao Fundo de Saúde do DF ao “poderoso padrinho” político.

No referido e-mail, Menezes deixa claro sua intenção e grande interesse em retornar ao Fundo de Saúde do DF e informa a realização de uma reunião com o atual Secretário – Dr. João Batista, onde a “estratégia” a ser adotada na “dança das cadeiras” do DF, mais precisamente na SES/DF, seria sua curta permanência na SUAG  com posterior nomeação e posse no Fundo de Saúde do DF. No entanto, tal “projeto político” havia encontrado sérios obstáculos na intransigência da Dra. Cristiane que alegou na oportunidade a existência de “graves problemas” de condução do referido Fundo sob sua gestão.

Mais exoneração na SES-DF

Outra exoneração publicada no DODF retirou do Cargo de Natureza Especial (CNE 05) a técnica em enfermagem, advogada e ex-subsecretária da SUAG, Vanusa Lopes Ferreira Hermeto.  Comenta-se nos bastidores políticos que a referida exoneração está relacionada a possíveis irregularidades em contratos celebrados pela SES/DF.

Outra afirmação passada pela fonte é que Vanusa, que é esposa do ex-candidato e suplente a deputado distrital e ex-administrador de Candangolândia, o policial militar, João Hermeto de Oliveira Neto (PMDB), recorreria ao presidente do PSB, Marcos de Alencar Dantas que é o atual secretário de Relações Institucionais e Sociais do GDF, para tentar reaver o CNE 05 perdido.

Aguardando a SES

Política Distrital entrou em contato com a SES-DF para esclarecer as investigações das polícias Civil e Federal e possíveis relações com as exonerações. Porém até o momento da publicação desta matéria, ainda não recebeu nenhum posicionamento da Secretaria. Com a saída de Menezes a SUAG foi assumida por Regina Célia Baptista Lage.