Mutirão realizou serviços de melhoria do acesso de carros e pedestres ao Morro da Capelinha, troca de luminárias, limpeza e roçagem
Um grupo de pessoas, o famoso mutirão, formado por integrantes da sociedade e funcionários do Governo do Distrito Federal (GDF) iniciaram uma série de reparos e ajustes na via de acesso e na estrutura do Morro da Capelinha, local onde ocorre a tradicional Via Sacra de Planaltina. Esse Mutirão, atuou sob coordenadoria da Secretaria GDF Presente e realizou manutenção dos acessos para veículos e pedestres, substituição de luminárias, roçagem, retirada de entulho e instalação de banheiros químicos, entre outros.
O evento está marcado para ocorrer no próximo dia 15 de abril. Ao todo, segundo do GDF, este ano, cerca de 100 mil pessoas devem prestigiar o Via Sacra. Mas as obras de melhoria da região do evento, conforme ressalta o GDF Presente, devem atender também os moradores de áreas vizinhas que utilizam a via do Morro da Capelinha como acesso para seus bairros.
“Estamos fazendo uma série de coisas, preparando os acessos, providenciando patrolamento (manutenção e conservação de vias não pavimentadas) com a máquina; colocando materiais, que estamos conseguindo com o SLU, como a brita 2; tirando entulho, promovendo roçagem, retirando lixos”, conta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.
Os reparos contam com serviços daAdministração Regional de Planaltina, Secretaria de Agricultura, Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Polícia Militar (PMDF).
Na opinião do organizador do evento, Preto Rezende, após dois anos sem a Via Sacra – em razão da pandemia – a expectativa para este ano é de fazer uma festa inesquecível. “Queremos fazer uma volta triunfal da Paixão de Cristo presencialmente no Morro da Capelinha. Mas seguiremos com todos os cuidados, pois a pandemia continua”, enfatiza Rezende.
Ao todo, o número de voluntários que ajudam na organização do evento, segundo Rezende, chega a 1.400 pessoas.
*Fonte: Portal DF Soberano
