Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 368.426 tomaram a segunda e 33.729 foram vacinadas com a dose única; das 20 mil doses únicas disponibilizadas aos professores, quase 13 mil foram aplicadas
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, nesta segunda-feira (12/7), que 100% das pessoas com 70 anos ou mais já foram vacinadas contra a covid-19. Segundo o governo, foram imunizadas cerca de 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.
Em dados reais, a pasta informa que o total ultrapassa 100%, uma vez que o DF vacinou pessoas de outros estados. “O DF faz a vacinação de pessoas de todos os estados da Federação e sempre tem garantido a aplicação da segunda dose, completando de forma correta a imunização”, explica o titular da SES-DF, Osnei Okumoto.
O governo vê avanços na vacinação. Como exemplo, citam-se os grupos de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos, cuja cobertura vacinal ultrapassa 90% com a primeira dose, sendo que esse público começou a imunização em abril, e julho será o mês em que a maior parte desses cidadãos deve receber a segunda dose.
“Estamos alcançando a imunização de um público significativo da população graças ao empenho dos profissionais de saúde da rede pública e ao apoio que temos recebido do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades”, diz Okumoto.

Dados da SES-DF mostram que, até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 foram imunizadas com a segunda dose e 33.729 tomaram a dose única (imunizante da Janssen).
No momento, a campanha de vacinação no DF contempla o público de 41 anos ou mais.
Volta às aulas
O secretário de Saúde também falou sobre a vacinação dos professores da rede pública que devem retomar aos trabalhos no dia 2 de agosto. Segundo o secretário, até o momento, 20 mil doses únicas foram disponibilizadas para a categoria e 12.810 pessoas se vacinaram. Os professores que receberam as doses da AstraZeneca ou da Pfizer terão o prazo para receber a segunda dose reduzido justamente para poderem voltar ao serviço no início do próximo mês.
O secretário pediu ainda que os professores que estiverem na lista para serem imunizados devem buscar imediatamente os postos para se vacinarem porque as doses serão remanejadas em breve.
“Há quase 8 mil doses que ainda não foram aplicadas. Há um entendimento de que essas pessoas já podem ter se vacinado em outros grupos, como comorbidade. Mas a Secretaria de Saúde está fazendo a análise dessa vacinação e essas doses podem ser remanejadas para terminar a imunização da rede privada”, ressalta Okumoto.
*Fonte: Portal DF Soberano