Os participantes receberão uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais; ao término do curso, alunos terão acesso à linha de crédito para empreender
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lançou, nesta segunda-feira (31/5), o programa Renova-DF, que irá qualificar pessoas desempregadas. Ao todo, serão oferecidas 3 mil vagas para cursos de qualificação profissional nas áreas de carpinteiro, eletricista, encanador, serralheiro, pedreiro e jardineiro.
O curso será dividido em aulas teóricas e práticas. O programa é coordenado pela Secretaria de Trabalho do DF, além de qualificar o aluno, também dará a oportunidade dele obter linhas de financiamento – com juros a 3% – para abertura de algum empreendimento e compra de ferramentas e demais materiais de trabalho, após a conclusão do curso.
“Estamos vivendo momento de pandemia onde inúmeras pessoas perderam seus empregos, vamos transformar isso em projeto permanente do DF”, disse o governador, durante o lançamento do Renova-DF, na Praça de Bíblia, em Ceilândia.
Todas as aulas serão presenciais e, no caso das aulas práticas, elas acontecerão em obras e espaços públicos do próprio Governo do DF (GDF). Além disso, cada aluno receberá uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Cada grupo de mil alunos passará pelo treinamento ao longo de 90 dias. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O Renova-DF, segundo o governo, foi lançado para combater o desemprego na capital federal, que, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), somente em abril deste ano, atingiu 6 mil pessoas.
No total, o DF tinha 322 mil pessoas desempregadas, até abril. Com isso, o índice subiu de 19,5% para 19,6% em relação a março, segundo a Codeplan.
Confira aqui A lista da primeira chamada dos inscritos foi divulgada pela secretaria de Trabalho.
*Fonte: Portal DF Soberano