Prestes a completar 162 anos, cidade ganha duas novas unidades de saúde e melhorias no trânsito e no lazer, beneficiando mais de 200 mil pessoas; inscrições para Educador Social prorrogadas até dia 25
O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou um investimento de R$ 17 milhões em obras de infraestrutura urbana em decorrência do aniversário de 162 da região administrativa de Planaltina. Segundo o governo, o recurso foi investido em duas novas unidades estão sendo construídas na região para melhorar ainda mais o acesso da população aos serviços médicos, além de pavimentação de vias e reforma de escolas.
No âmbito da saúde, o destaque é a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma no Vale do Amanhecer e outra em Mestre D’Armas. As UBSs são constituídas de terá salas de vacina, espera e de reunião, almoxarifado, auditório e banheiros com acessibilidade.
No caso da UBS de Mestre D’Armas, haverá também espaço para atendimento crítico emergencial, seis de observação e um de isolamento; dez poltronas de medicação/inalação e três consultórios, além de oferecer exames laboratoriais de urgência e raios-x.
“Tiramos muitos anos de atraso. Agora, estamos fazendo uma revolução nessa cidade. Uma revolução que agrada as pessoas”, disse o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), em visita à região, em maio deste ano.
Já na área da educação, o dinheiro foi empregado na reforma do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 e nas Escola Classe (EC) 6 e Núcleo Rural Córrego do Atoleiro. O governo espera agora para iniciar as reformas das quadras poliesportivas e dos parquinhos localizados na Praça São Sebastião, Vale do Amanhecer, Vila Buritis, Jardim Roriz e Vila Buritis IV. Já o campo de futebol sintético do Arapoanga já fora inaugurado.
Ainda houve investimento na melhoria da infraestrutura de vias da região, como ocorreu em nos setores Jardim Roriz, Oficinas, Arapoanga e Buritis II, III e IV, que receberam um novo acesso asfaltado de 500 metros de extensão para a BR-020, o que buscou atender a demanda da população que solicitava a obra desde a década de 70.
Também no bairro Estância, os 1,4 quilômetros na entrada e saída do Recanto do Sossego beneficiam cerca de 25 mil moradores, que também ganharam drenagem pluvial, calçadas, meios-fios, sinalização e uma nova parada de ônibus.
“Falo como gestor e como cidadão: Planaltina sempre foi muito esquecida, mas agora na gestão do governador Ibaneis, temos visto um governo mais proativo e que entende a situação da nossa cidade”, disse o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues.
Educador social
A Secretaria de Educação do DF (SES-DF) prorrogou para o dia 25 de julho o prazo final para que os interessados em participar do programa Educador Social Voluntário (ESV) possam se inscrever. Ao todo, são 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino.

A inscrição segue exclusivamente on-line e podem ser feitas aqui. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021.
Confira, abaixo, o cronograma da seleção
- 17 a 25/7
Inscrição: deverá ser realizada, exclusivamente, pelo site www.educadorsocial.se.df.gov.br. - 17 a 25/7
Envio da documentação: exclusivamente pelo e-mail da unidade escolar escolhida pelo interessado. - 17 a 26/7
Análise curricular: será feita nas unidades escolares (de forma on-line, pela comissão avaliadora). - 27/7
Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da unidade escolar, após as 17h, e nos canais de comunicação on-line usados pela comunidade escolar. - 28/7
Recebimento da interposição de recursos, pelo e-mail institucional da unidade escolar. - 29/7
Análise dos recursos pelas unidades escolares. - 30/7
Divulgação do resultado final do processo seletivo, nas unidades escolares, com a lista de classificação dos candidatos, após as 12h, e divulgação nos canais de comunicação on-line. A unidade escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino (CRE) planilha com o resultado final, contendo nome, CPF, pontuação e classificação do candidato. - 2 e 3/8
Assinatura do termo de compromisso na coordenação regional de ensino (cronograma a ser disponibilizado pela própria CRE).
*Fonte: Portal DF Soberano