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A força do jornalismo digital nas Eleições de 2022

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O jornalismo digital – portais de notícias e blogs especializados em política – é fundamental hoje no desempenho político e na avaliação de governo. Acertos ou críticas, ambos têm um multiplicador muito maior e, por isso, espalham muito mais a glória ou o desgaste dos alvos políticos. Por isso, toda a parte propositiva deve ter foco e recorte nas redes sociais e nos portais e blogs. Há um fenômeno que deve ser analisado em profundidade pela importância que tem. A crescente e significativa presença e participação para política através das redes sociais e dos blogs. Essa ocorre desconectada da dinâmica partidária e governamental. E os portais hoje são organizados, profissionais, com código de ética, redações e conteúdos de seus próprios jornalistas. Foi-se o tempo em que um blog era coisa de uma pessoas só e que era “devezenquandário”. Grande parte dos portais e blogs acompanha a notícia em tempo real, com atualizações no momento da informação. Claro que ainda existem aqueles que não se profissionalizaram e perderam o bonde da história do jornalismo.

 

Atraindo a sociedade

Na medida em que a lógica das redes é desverticalizada, horizontal e individualizada, é uma dinâmica que afasta o cidadão dos canais formais de representação. Mas há exceções, que permitem a sociedade olhar para frente e pensar na aproximação das redes sociais da política formal.

 

O desafio é estabelecer um diálogo entre a sociedade e o meio político, seja ele Executivo ou Legislativo. E isso deve ser feito através das redes sociais e dos portais e blogs. É preciso ao governo adotar um modelo de real-time marketing em que possa acompanhar a reação em cada ação. E cruzando vários indicadores, desde comentários nas redes sociais aos atendimentos em canais como ouvidorias.

 

Real time

O modelo tradicional de comunicação sempre foi pesquisar uma dinâmica da sociedade, planejar uma campanha, colocar no ar e acabou. Antes o trabalho da agência acabava quando a campanha ficava pronta. Hoje ele começa nessa hora. Não dá mais para esperar 30 dias para entender se uma campanha funciona ou não. As campanhas precisam ser vivas, colocar o dedo no pulso do público e acompanhar tudo em tempo real.

 

24 horas e ilimitado

Não adianta adotar a tática de colocar a mensagem dos postulantes a cargos públicos apenas em mídias tradicionais, onde serão vistas uma, no caso de impressos, ou duas vezes por dia, nos telejornais, quando os portais e blogs podem fazer o contraponto durante todo o dia. 24 horas. E com conteúdo sempre disponível a um público ilimitado. O tempo dirá quem estará certo.  A comunicação é como o diálogo. Não pode nunca ser desperdiçada.

 

O atraso na política

Muitos candidatos ao Governo do DF simplesmente desprezam a comunicação com a sociedade ou pararam no tempo. Outros nem sabem o que querem realmente. De todos os nomes que estão ai, poucos na verdade são candidatos. Muitos inflacionam seus passes, com balões de ensaios, para depois negociar uma retirada e disputar uma vaga no Legislativo. O jornalismo digital, através dos portais e blogs, vem noticiando isso diariamente. O que se observa no momento é que dos que se dizem pré-candidatos, nenhum será postulante. Parece contraditório, mas é ai que entra os jornalistas digitais explicando cada passo. E isso, o leitor não verá na imprensa tradicional. Esta está mais preocupada em derrubar governos do que realmente informar.

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