Da redação do Conectado ao Poder
Durante uma das edições do programa “Rota Atividade” na Rádio Atividade FM (107,1), uma enquete provocativa instigou os ouvintes a refletirem sobre a liberdade de expressão no Brasil. A pergunta era direta: “O brasileiro, ele está com medo de se expressar?”
“O povo fica com medo, tanta coisa que a gente não pode falar, tanta coisa que poderia ser falado, mas não pode. Que é proibido. O povo tem sim medo de se expressar”. Durante o programa “Rota Atividade” essa afirmação ecoou pelas ondas do rádio, trazendo à tona uma perspectiva intrigante sobre a liberdade de expressão no Brasil. O ouvinte, que optou por não se identificar, apontou para um receio que permeia a sociedade, sugerindo que a autocensura se tornou uma realidade incômoda para muitos.
Uma ouvinte destacou a percepção de que, embora a Constituição garanta a liberdade de expressão no Brasil, essa liberdade muitas vezes não se traduz efetivamente na prática. “Tenho muito medo de me expressar, porque nem tudo que a gente pensa pode ser falado. A Constituição está bem severa e com o novo Governo que a gente está aqui, tudo é crime, então a gente fica um pouco retraído em expressar o que a gente pensa“. Além disso, a participante criticou o governo atual, sugerindo preocupações com a situação política do país. “Mas para eles está tudo certo. Eles podem falar o que quer, o que pensa, o que deixa de pensar o que deve e o que não deve. Enfim, o Brasil é a nossa sociedade sendo punida“, opinou.
Vânia, declarou abertamente que não se deixa influenciar pelo que os outros pensam, destacando sua independência e desinteresse em relação a opiniões alheias. “Eu não tenho medo de me expressar, é se for preciso, coloco a boca no trombone. Só que a gente vê que a realidade não é bem essa agora. Tem muitos do poder que a gente percebe que não falam o que deveriam falar”, afirmou a moradora de Sobradinho.
André, ao participar da enquete, apontou a intolerância como um problema central no Brasil. Ele expressou preocupação com a dificuldade das pessoas em lidar com opiniões divergentes, o que, segundo ele, leva muitos a se absterem de manifestar suas verdadeiras opiniões. Além disso, ele abordou a questão da divergência na liberdade de expressão entre os partidos políticos, destacando que essa diferença contribui para um cenário polarizado. “Eu acho que só quem está podendo falar sobre essa enquete, quem está podendo falar sem medo é quem é de esquerda, porque quem é de direita, conservador, honesto, trabalhador, se fala qualquer coisa, ele manda prender e o pessoal da esquerda pode xingar, falar, bater, fazer o que quiser, que não dá nada”, avaliou.
Serviço
Sintonize-se na Rádio Atividade FM (107,1) e participe do Rota Atividade. O programa é de segunda a sexta-feira, entre 06h e 08h da manhã. Sua voz é crucial para dar forma às discussões diárias e influenciar os tópicos em destaque. Participe!