ENTRAR
ENTRAR

Saiba o que abre e o que fecha no DF durante o feriadão

Compartilhe

Estrutural On-line

Com a chegada do feriado prolongado, que reúne a Sexta-Feira Santa (18/4) e o aniversário de Brasília, celebrado no domingo (21/4), o Distrito Federal terá mudanças significativas no funcionamento do comércio, serviços públicos e espaços de lazer. A população deve ficar atenta às alterações que ocorrem entre quinta-feira (17) e segunda-feira (21).

Comércio

Na Sexta-Feira Santa, a maioria dos estabelecimentos comerciais, especialmente lojas de rua, papelarias, óticas e shoppings, permanecerá fechada. Essas categorias seguem orientações sindicais que impedem a abertura nesse feriado religioso.

Por outro lado, alguns segmentos do comércio terão autorização para funcionar. É o caso de supermercados, feiras livres, farmácias, bares, restaurantes, açougues, hortifrutis e floriculturas. Contudo, os empresários devem cumprir as exigências previstas em convenções coletivas, como o pagamento de adicionais aos funcionários que trabalharem no feriado.

Nos dias 17 (quinta) e 20 (domingo de Páscoa), o funcionamento do comércio está liberado, já que não são considerados feriados. Uma exceção são as óticas, que deverão permanecer fechadas tanto no domingo quanto no dia 21 de abril.

Domingo (21/4): Tiradentes e Aniversário de Brasília

O domingo será marcado por dois feriados: o Dia de Tiradentes e o aniversário da capital federal. Nesse dia, a abertura do comércio é facultativa. Lojas de rua, shoppings, supermercados e estabelecimentos alimentícios podem funcionar, desde que os proprietários estejam com as contribuições sindicais em dia e possuam o certificado de autorização exigido pelas entidades representativas. As óticas, novamente, não estão autorizadas a abrir.

Transporte público

Durante o período, o programa “Vai de Graça” estará ativo, garantindo gratuidade nas passagens do transporte público de quinta (17) até segunda (21). A medida busca facilitar o deslocamento dos moradores para eventos e celebrações religiosas, como a tradicional encenação da Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina. Algumas linhas desativadas temporariamente serão retomadas para atender à demanda.

Serviços públicos

No domingo (21), repartições públicas do Governo do Distrito Federal, como o Detran-DF, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os postos do Na Hora não terão expediente. No entanto, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão operar normalmente, em regime de plantão.

Shoppings e lazer

Os centros comerciais funcionarão em horários especiais. Na sexta-feira (18), apenas áreas de alimentação e lazer estarão abertas; as lojas permanecerão fechadas. Abaixo, alguns dos horários divulgados:

  • Taguatinga Shopping: das 12h às 20h
  • Pátio Brasil: das 12h às 20h
  • ParkShopping: das 12h às 22h
  • Shopping Iguatemi: das 11h às 22h
  • DF Plaza: das 10h às 22h
  • Águas Claras Shopping: das 11h às 22h

Nos dias seguintes (19 a 21), os estabelecimentos devem retomar as atividades com horários ajustados conforme decisão administrativa de cada centro comercial.

Atividades ao ar livre

Quem deseja aproveitar os dias de folga em contato com a natureza encontrará boas opções. O Jardim Botânico de Brasília e o Zoológico estarão funcionando normalmente. Parques públicos e áreas de lazer também permanecem abertos para visitação.

Bancos e Correios

Domingo (21/4) será de portas fechadas para bancos e agências dos Correios. Os serviços digitais, no entanto, continuarão acessíveis ao público.

Da redação Estrutural On-line

Fonte: Estrutural Online

ÚLTIMAS

Você pode gostar