Paco divulga nota de pesar pela morte de Iris Rezende

Fotos: Agência Brasília

 

O vice-governador, Paco Britto (Avante), representando o governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou a terceira etapa do Programa Renova-DF, nesta manhã de terça (9), no Itapoã, Riacho Fundo I e Estrutural

 

O programa já recuperou, aproximadamente, 250 equipamentos públicos e agora as cidades de Itapoã, Guará, Estrutural, Riacho Fundo e Águas Claras serão beneficiadas com o trabalho e cidadania dos trabalhadores.

Foram entregues cartões de conclusão dos cursos para 750 alunos formados, nesta etapa, que poderão trabalhar e disputar vagas no mercado de trabalho em igualdade de condições ou superior no DF e no país.

Paco fez questão de observar, inicialmente, durante discurso, que durante a campanha ao lado de Ibaneis Rocha não foram feitas promessas, mas, sim, compromissos de campanha. “Esses compromissos estão sendo cumpridos”, frisou.

Após observar que todos os presentes no dispositivo já haviam recebido salvas de palmas, Paco Britto, destacou que “quem merece palmas são vocês que fizeram esses cursos, então, eu peço uma salva de palmas a vocês que fizeram esses cursos, vocês são merecedores desses aplausos. Em nome do governador Ibaneis e em meu nome parabenizo a todos vocês”, se referindo aos formandos.

São duzentos e cinquenta alunos de cada cidade contemplados com o Renova-DF somando 750 estudantes, de um total de 1.500 que serão capacitados para o mercado de trabalho, segundo Paco.

O vice-governador lembrou que o GDF não demitiu ninguém durante o pico da pandemia e está inserindo muito mais pessoas no mercado de trabalho, na formação de cabeleireiros e manicures, por exemplo em Sobradinho II, recentemente.

“Quero parabenizar o governador Ibaneis Rocha, o nosso maestro e a todos vocês, meu muito obrigado ao Itapoã, parabéns Itapoã, Riacho e Estrutural”, concluiu Paco Britto.

Já o secretário de Trabalho do DF, Tales Mendes, fez um testemunho, não só agradecimentos, do trabalho realizado pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSD) e ao presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB).

Segundo Mendes, o Programa recebeu apenas no mês de setembro, até agora, R$ 35,5 milhões que foram destinados da Câmara Legislativa para o funcionamento do Renova-DF.

“Estamos com o dinheiro da bolsa garantido na conta, esperando o momento de pagar, o valor das passagens que já foram depositados nos cartões foi graças ao trabalho parlamentar do deputado Robério, da Câmara e especialmente do presidente Rafael Prudente.”

Quando tudo começou

O Renova-DF, nas palavras do secretário, foi criado para que as pessoas em meio à pandemia do Covid-19 o governo estivesse nas ruas trabalhando pelas pessoas. “O governador prontamente entendeu o que estávamos propondo e aceito e determinou naquele momento que nos colocássemos cinco mil alunos nas ruas”, lembrou Mendes.

No começo, em julho o programa começou com mil alunos. No mês de setembro foram alcançados mais mil. “E agora estamos lançando nesse evento aqui mais 750 alunos e na quinta-feira no Guará e em Águas Claras, mais 750 chegando ao número de 3.500 alunos nas cidades. Esse programa traz dignidade às pessoas.”

Mendes acentuou que o GDF não quer pagar auxílio emergencial, o governo não quer dar auxílio gás, auxílio bolsa de jeito nenhum, o governo quer trazer a dignidade para as pessoas que mais precisam, “com curso de qualificação técnica, com crédito mais barato para que as pessoas possam ser donos da própria vida. E não dependa do governo para nada”.

Hoje, Brasília tem, aproximadamente, 300 mil desempregados, segundo o secretário, e intenção do GDF é qualificar as pessoas para dar condições a elas para enfrentar o mercado de trabalho de forma mais digna e mais competitiva.

 

Construção civil

A área da Construção Civil tem tido uma necessidade de contratar pessoas habilitadas. “O primeiro ciclo de formandos do Renova foram 800 alunos. Quase 200 alunos desses que se formaram já estão trabalhando nas empresas da Construção Civil. Não adianta fazer cursos profissionais para a área que as empresas não estão contratando.”

Uma das vantagens do Renova-DF é que os alunos têm aulas práticas ao invés de somente teóricas, para os equipamentos públicos para aprenderem de verdade como se faz. “Recuperando parquinhos, praças de esporte, por exemplo”, frisou o secretário. Ele explicou que foi por isso que foi escolhido o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para ser “o grande professor dessas atividades”.

Em breve discurso, o secretário de Governo, José Humberto Pires, recordou que no local onde foi realizada cerimônia de lançamento, a Praça do Cidadão, era uma obra inacabada. E após Ibaneis Rocha e Paco Britto serem eleitos não só está, mas todas as obras que estão paradas serão entregues no DF. “Vamos fazer a recuperação de todos os nossos espaços públicos e todas as obras que a cidade precisa.”

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) ressaltou a importância do Renova-DF com a deterioração econômica do DF provocada pela crise da pandemia. Será pelas obras das construções civis que haverá a retomada do crescimento econômico. “Trabalhem com com o aprendizado que presta o programa para terem uma chance de reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou.

Os alunos do Renova-DF recebem salário durante três meses, transporte, o lanche e a possibilidade de serem empregados em empresas de vários setores, não só o da Construção Civil.

O que entrega o Renova-DF?

O programa oferece cursos práticos de qualificação social e profissional, nas áreas de construção civil e jardinagem.

Os cursos são ministrados pelo Senai-DF e integrados às atividades de conservação do patrimônio público, os cursos proporcionam novas habilidades ao trabalhador, de forma a torná-lo apto a atender as exigências do mercado de trabalho. Além disso, a realização de higienização e limpeza, manutenção e recuperação dos equipamentos públicos.

Os alunos estudam quatro horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e têm direito a benefícios, tais como auxílio pecuniário no valor equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.100); vale transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Estiveram presentes, ainda,  os secretários, de Governo, José Humberto Pires, de Justiça e Cidadania Marcela Passamani, os presidentes da Novacap, Fernando Leite, e da Terracap, Izídio Santos Jr., administrador de Itapoã, Marcos Cotrim e familiares dos formandos.

 

 

Fonte:

Paco lança Renova-DF, no Itapõa, Estrutural e Riacho Fundo I, que formará 1.500 trabalhadores no total