GDF planeja nomeações de novos servidores, diz Celina Leão

Foto: Acorda DF

Nesta quinta-feira (28/12) a governadora em exercício, Celina Leão, em entrevista ao Acorda DF, comemorou a nomeação dos mais de 1000 novos servidores e disse que o governo já planeja novas nomeações.

“Nós fizemos mais no final do ano porque era a previsão. Ano que vem nós vamos ter essa média em relação ao Orçamento, e diante de uma assessoria técnica iremos saber se teremos condições de chamar mais, chamar menos. É claro que a gente precisa de servidor público, mas estamos viabilizando isso para fazer essas nomeações com a seriedade que elas precisam ser feitas”, disse Celina.

Na terça-feira (26/12), o governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou a nomeação de 1.466 servidores públicos para reforçar os quadros de áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública. Os maiores reforços vão para a educação, com 812 profissionais, seguido pela Polícia Civil (PCDF), com 300 aprovados e outros 300 policiais penais. Elas se somam às 6,5 mil nomeações feitas em 2023.

Na Saúde, são 14 médicos da especialidade pediatria e outros sete médicos da especialidade neurologia pediátrica. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) vai ganhar dez novos profissionais, enquanto a Universidade do Distrito Federal (UnDF) vai receber 20 aprovados na carreira de magistério superior. Por fim, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal terá três nomeados.

Os novos servidores serão contemplados, cada um de acordo com suas áreas, com medidas que beneficiaram as diversas categorias do funcionalismo público nos últimos anos, entre elas o reajuste de 18% nos vencimentos, sancionado em 2023 pela atual gestão. O plano de saúde do GDF e o reajuste no tíquete alimentação, que teve aumento superior a 60%, também constam como ações em prol do servidor.

Confira, a seguir, as nomeações por área:
Educação
776 professores de Educação Básica
20 pedagogos Orientadores Educacionais
16 Gestores em Políticas Públicas e Gestão Educacional
20 aprovados na Carreira Magistério da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF)
Segurança Pública
300 policiais penais
100 escrivães da Polícia Civil
200 agentes da Polícia Civil
Saúde
14 médicos na especialidade Pediatria
7 médicos na especialidade Neurologia Pediátrica 

Outros

3 da Procuradoria-Geral do DF
10 do Procon-DF (4 técnicos administrativos, 1 fiscal, 5 analistas)