GDF lança Plano de Urgência pela Paz nas Unidades Escolares

Plano pela paz nas escolas começa por 126 unidades de ensino do DF

A iniciativa, que inicialmente irá ser implantada em 126 escolas, está sendo coordenada pelas secretarias de Educação e Segurança Pública

As secretarias de Educação e de Segurança Pública do Distrito Federal, lançaram, nesta segunda-feira (28), o Plano de Urgência pela Paz nas Unidades Escolares. Visando coibir a onda de violência nas unidades de ensino da rede pública da capital federal, a iniciativa será iniciada até 6 junho, em 126 escolas.

As escolas selecionadas para receber o plano foram aquelas que o governo detectou um maior número de casos de brigas e agressões entre os alunos. Outras secretarias, como a de Saúde, Esportes, Juventude e Justiça, também darão suporte à iniciativa.

“A Segurança Pública muitas vezes fica com a consequência, como resultado, mas muitas das nossas ações estão voltadas para a prevenção. Estamos reforçando o trabalho do Batalhão Escolar, principalmente nas escolas nas quais consideramos que precisam de mais atenção”, lembra o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.

Uma das ações do plano será executada pela Secretaria de Saúde. Trata-se do programa de Saúde Escolar que tem o intuito de prevenir desde a proliferação do mosquito-da-dengue até o uso de drogas e álcool. Segundo o governo, esse programa já foi implementado em 365 das 690 escolas da cidade.

Outra ação que constitui da medida adotada pelo governo para levar uma cultura de paz para dentro das escolas é a varredura, que consiste na revista dos pertences dos alunos ou nas salas de aula. Júlio Danilo destacou, no entanto, que a iniciativa deve ser solicitada pela escola para ser feita.

*Fonte: Portal DF Soberano