Em dez anos, mortes por acidente no trânsito no DF tem redução de 54%, informa GDF

Mortes por acidente de trânsito caíram 54% no DF em dez anos

Redução nas estatísticas é resultado de iniciativas como faixas exclusivas para ônibus, incentivo à mobilidade ativa e o programa Brasília Vida Segura

O programa da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal ‘Brasília Vida Segura’ mostra que, entre 2010 e 2020, houve redução de 54% em relação ao número de mortes causadas no trânsito da capital federal. Conforme a pasta, a maior queda (57,6%) ocorreu nos atropelamentos com morte em 2020, em relação a 2019.

Também houve redução de 27,5% na quantidade de pedestres que foram vítimas fatais, na comparação das duas décadas anteriores. Já com relação à queda no número de mortes de pedestres acidentados, em relação ao período anterior, foi um pouco maior, com redução de 28%.

“A redução nas estatísticas de acidentes e, sobretudo de vítimas fatais, é importante para termos um trânsito mais eficiente e sustentável, além de demonstrar que o trabalho da segurança viária está no caminho certo para preservação da harmonia entre o motorista, o motociclista, o ciclista e o pedestre no trânsito de Brasília”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Outra constatação aparece nos dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), onde as estatísticas apontam para uma redução de 53% nas ocorrências de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito. Se entre 2001 e 2010, a média de mortes de ciclistas no trânsito foi de 55,2 casos por ano, entre 2011 e 2020, esse número foi reduzido para 25,9 casos por ano.

Agora o programa ‘Brasília Vida Segura’ deve continuar, no último dia 26 de maio, em reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o termo que garante a continuidade do programa na década de 2021 a 2030. A nova meta estabelecida é de reduzir em 50% os índices atuais de acidentes fatais nas vias do DF.

*Fonte: Portal DF Soberano