Alckmin diz que reformas propostas pelo governo têm que ser feitas este ano

Alckmin diz que reformas propostas pelo governo têm que ser feitas este ano

Durante a abertura do Fórum de Competitividade, o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) destacou que as reformas propostas pelo governo devem ser aprovadas logo no primeiro ano. Durante o discurso, o vice de Lula abordou também temas voltados à reforma tributária.

“Estou otimista. Eu acho que está maduro o projeto de reforma tributária. Bastante discutido, debatido. As reformas têm que ser aprovadas no primeiro ano. Se perder o primeiro ano, passou. É agora que tem que votar. Eu acho que ela não é uma obra acabada e perfeita, mas ela vai ajudar muito, porque ela traz eficiência econômica, simplificação, ajuda nas exportações”, disse o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Alckmin citou ainda o projeto do arcabouço fiscal, que esteve em debate na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (17). Segundo ele, a pauta deve ser tratada como regime de urgência. O objetivo é dispensar a análise pelas comissões.

Durante a conversa, o vice-presidente falou sobre a ancoragem fiscal, que também está no Congresso. “A inflação está em queda, estamos com 4,12 (%) ao ano e deve baixar em 4 (%). Inflação muito menor que Europa, Estados Unidos, isso deve levar a uma redução de juros”.

Alckmin deve assumir a cadeira de presidente em exercício até a volta de Lula (PT), que embarcou para o Japão e deve retornar na próxima terça-feira (23). Na viagem, o presidente participará de três reuniões temáticas da cúpula G7, e terá encontros bilaterais com pelo menos três outros chefes de estado e de governo.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF