Começam no mês de maio os vencimentos dos Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para quem optou pelo pagamento à vista, o IPVA começou a ser pago antes.
O período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30 de maio. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários que não possuem isenção.
Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como infraestrutura, educação, saúde e segurança.
As datas de vencimento do IPTU são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16 de maio.
Para quem optar pelo pagamento à vista, recebe 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos.
Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. A parcela final vence em outubro, para os que optarem por pagar em seis vezes.