Por José Fernando Vilela*
A manifestação em frente a casa do governador do DF, Ibaneis Rocha, neste domingo (28), contra as medidas restritivas estipuladas pelo governo do Distrito Federal deixa claro que uma pequena parcela da população, apoiada por oportunistas, preferem que seus negócios, em sua grande maioria bares e restaurantes, continuem em funcionamento, mesmo que para isso o sistema de saúde pública da capital federal entre em colapso.
Para essas pessoas, o governo que se vire para montar hospitais de campanha e disponibilizar mais leitos de UTI. O curioso que esses empresários não assumem que também são os responsáveis pelo atual momento em que vivemos. Ou já se esqueceram que seus estabelecimentos estavam abarrotados até dias atrás?
Especialistas em saúde apontam que o caos na saúde pública é consequência de aglomerações ocorridas durante o feriado de carnaval em bares e restaurantes. Como eles querem exigir que seus comércios possam continuar em funcionamento se não cumprem os protocolos de segurança?
A meu ver, a medida adotada pelo governador Ibaneis é a mais sensata e correta para esse momento. Essas pessoas que foram à porta de sua casa hoje não se importam com as 4.819 mortes por covid no DF. Para elas, é melhor ver suas contas no azul do que fazer sua parte como cidadãos. Esse tipo de gente não quer saber de outra coisa a não ser dinheiro, dinheiro e dinheiro. Para esses empresários, o povo que se f…
José Fernando Vilela é jornalista, blogueiro e associado da ABBP