Lei que reconhece festas juninas como manifestação da cultura nacional é sancionada

Lei que reconhece festas juninas como manifestação da cultura nacional é sancionada 

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin sancionou a Lei nº 14.555, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). A nova medida permite que as festas juninas passem a ser oficialmente reconhecidas como manifestação da cultura nacional.

Conforme o relatório Legislativo da Câmara dos Deputados, o período junino está entre as festas mais celebradas no país, atrás apenas do carnaval. O projeto aprovado é focado também na economia do país.

Uma estimativa do Ministério do Turismo mostra que as festas juninas movimentam em torno de R$ 3,4 bilhões por ano. O estado do Nordeste é o principal protagonista, seguido de outras cidades como Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Petrolina. Essas últimas chegam a mobilizar mais de R$ 300 milhões cada uma.

Outro foco para a importância das festas juninas é a empregabilidade. Os festejos empregam milhares de pessoas por todo o Brasil. Além disso, movimentam o setor de turismo, por meio de hospedagem, gastronomia, grupos folclóricos, forró pé de serra, artesanatos diversos, decoração e literatura de cordel.

A Festa Junina começou sendo trazida ao Brasil pelos europeus no período colonial. O evento era em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, realizados no mês de junho. No entanto, a data comemorativa se tornou ícone da cultura nordestina e brasileira, integrando produção de comidas típicas, tradições religiosas e danças.

Foto: Reprodução/Google Imagens