Em entrevista exclusiva ao Tudo Ok Notícias, o ministro Gilmar Mendes reforçou a relevância do Fundo Constitucional do Distrito Federal e pediu cautela nas discussões sobre eventuais cortes. “Vamos aguardar esse debate, certamente ele é mais profundo e passa pela avaliação do Congresso Nacional. Todos nós sabemos da importância do Fundo para a manutenção de Brasília, e haja a devida sustentação de todas as forças que aqui estão”, afirmou o ministro.
Gilmar Mendes salientou que o Fundo é vital não apenas para o funcionamento da capital, mas também para a segurança e operação das autoridades federais sediadas no DF. “Não poderíamos esquecer que o Fundo Constitucional do DF de alguma forma é um fundo de segurança da própria União e das próprias autoridades que aqui estão sediadas”, disse.
O ministro também destacou que o diálogo em torno do tema deve considerar aspectos técnicos e a necessidade de fazer escolhas estratégicas para cumprir a meta de cortes de até 70 bilhões. Essa abordagem, segundo Mendes, é essencial para garantir que os ajustes sejam feitos com responsabilidade e de maneira a manter a estabilidade da administração da capital federal.