Governo anuncia política de aumento real do salário mínimo e nova faixa de isenção do IR

Governo anuncia política de aumento real do salário mínimo e nova faixa de isenção do IR

O Governo Federal direciona esforços para medidas com impacto direto na renda da população e na economia nacional. Em pronunciamento na noite do último domingo (30), o presidente Lula anunciou a volta de uma política de valorização real do salário mínimo e a nova faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda.

Também foi enfatizada a retomada dos programas e iniciativas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos e Programa de Aquisição de Alimentos. Sobre o dia do trabalhador, Lula homenageou brasileiros de todas as categorias e faixas etárias. Além disso, ressaltou que eles são os responsáveis pela geração de riqueza do país.

“O salário mínimo passa a valer R$ 1.320 reais para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real, acima da inflação, pela primeira vez depois de seis anos. Nos próximos dias, encaminharei ao Congresso Nacional um projeto de lei para que esta conquista seja permanente, e o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação, como acontecia quando governamos o Brasil”, disse o presidente.

O presidente Lula recordou as conquistas de seus mandatos, com geração recorde de empregos e salário mínimo crescendo acima da inflação. Ele anunciou ainda novas medidas e o impacto delas na retomada da economia.

Para Lula, “é preciso lembrar que a valorização do salário não é essencial apenas para quem ganha salário mínimo. Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais. A roda da economia volta a girar e novos empregos são criados”.

O salário mínimo é referência para repasses diretos do Governo Federal a mais de 25 milhões de brasileiros, via aposentadorias, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e SeguroDesemprego. Juntos, representam R$ 470 bilhões por ano.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF