É DÍ BRASÍLIA | Senado cria subcomissão temporária para acompanhar pessoas provenientes do Afeganistão

Por Milton Gonçalves

Iniciativa é da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) e funcionará por 60 dias

O Senado Federal criou, por iniciativa da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), uma subcomissão temporária, para que pessoas provenientes do Afeganistão recebam acolhimento e ajuda humanitária, tendo em vista a situação em que a população ficou, após a saída das tropas americanas, no mês de agosto, e a consequente chegada ao poder do grupo  fundamentalista do Talibã.

A senadora ressaltou, em especial, a delicada situação das juízas que estão sendo perseguidas. “A situação instalada se transforma em uma crise de refugiados sem precedentes, mormente em relação às juízas afegãs, pois o Afeganistão não aceita as juízas afegãs, principalmente porque muitas delas julgaram membros do alibã.”

A subcomissão, que vai funcionar por 60 dias, contará com três membros titulares e três suplentes, sendo que a senadora Kátia Abreu (PP/TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores, reverenciou  a iniciativa e já se colocou à disposição para compor a bancada. “Muito louvável a sua atitude, seu trabalho e eu já me candidato para fazer parte dessa subcomissão, eu gostaria muito de participar e ajudá-la nessa empreitada”, comentou.