ENTRAR
ENTRAR

É DÍ BRASÍLIA | DF é uma das poucas localidades que cumprem com a lei da acessibilidade

Compartilhe

Da redação

Unidade federativa tem um total de 76.986 cartões emitidos para pessoas com deficiência

No ano de 2000, por meio da Lei nº 10.098, foi regulamentada a adaptação de coletivos para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, constatada nos artigos 227 e 244 da Constituição Federal de 1988. Após essa regulamentação, o decreto nº 5.296, de 2004, estabeleceu no Art. 38 que, até dezembro de 2014, a frota de veículos de transporte coletivo rodoviário e a infraestrutura dos serviços de transporte deveriam estar acessíveis.

No entanto, por mais estabelecida em lei que a ordem esteja, apenas 20% dos municípios brasileiros cumprem a medida, o DF é um deles. A unidade federativa possui 100% da frota de ônibus que oferece rampas ou elevadores, além de dispositivos táteis e sinalização. São 76.986 cartões para pessoas com deficiência (PCDs), mostrando que o governo do Distrito Federal é garantia de acessibilidade.

Flávio Pereira dos Santos, secretário da Pessoa com Deficiência, percebe a importância da medida. “A acessibilidade nos meios de transporte público é de suma importância, pois permite que pessoas com deficiência tenham mais qualidade de vida ao se locomoverem com mais independência e autonomia”.

ÚLTIMAS

Você pode gostar