Secretária destaca atuação do GDF para ampliar cirurgias e vacinação

Secretária destaca atuação do GDF para ampliar cirurgias e vacinação

Em balanço sobre a atuação da Secretaria da Saúde junto à população do Distrito Federal, a secretária da pasta, Lucilene Florêncio destaca que a área segue como prioridade no Governo do Distrito Federal (GDF). Além disso, os investimentos na construção e na reforma de unidades de saúde, o reforço de profissionais e a abertura de novos concursos são essenciais.

Segundo a gestora, por meio de um pacto de gestão feito com a bancada de parlamentares do DF, haverá destinação de verba suplementar para a realização de mais cirurgias. Lucilene ressalta que ainda no primeiro semestre, foram anunciadas as construções de três unidades hospitalares em áreas estratégicas da cidade, unidades de pronto atendimento (UPAs) e 15 unidades básicas de saúde (UBSs), que estão no planejamento para entrega.

Dentre as prioridades, a secretária enfatizou que o objetivo é ampliar a estrutura física com profissionais concursados. Outro ponto abordado pela gestora foram os recursos destinados à compra de novos equipamentos na ordem de R$ 64 milhões, só na área de anestesia.

“Estamos renovando o nosso parque tecnológico porque era um dos motivos que não havia interesse dos profissionais de virem pra rede exatamente porque há materiais antigos. Então, estamos trabalhando para renovar os materiais, entre eles estão também aparelhos de raio-x portáteis. Tem ainda a área de cirurgias ortopédicas, que está sendo contemplada em contrato que permite a utilização de materiais apenas conforme a demanda, evitando desperdício”, disse a secretária.

Lucilene convocou a população do DF para a campanha nacional que será lançada no próximo sábado (26), às 9h, no Zoológico de Brasília. No local, haverá a isenção da entrada com a apresentação do cartão de vacinação.

Foi anunciado também o projeto-piloto de um novo painel de espera nas UPAs para acompanhamento online do cidadão. Em estudo, a gestão observou que algumas unidades são mais procuradas que outras. Com o dispositivo, a população acompanhará em tempo real a ocupação das unidades, podendo escolher a que tem o menor tempo de espera.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF