Projeto oferece serviços gratuitos para mães de crianças sem registro de paternidade no DF

Projeto oferece serviços gratuitos para mães de crianças sem registro de paternidade no DF

A partir deste mês de maio, a campanha “Dia da Mulher” oferece diversos serviços de graça às mulheres do Distrito Federal. O projeto é direcionado principalmente às mães de crianças sem registro de paternidade. A iniciativa é da Defensora Pública do DF (DPDF).

O primeiro encontro começou na manhã desta terça-feira (2), com café da manhã para as participantes, no núcleo da DPDF localizado no Setor Comercial Norte (SCN). Os atendimentos serão disponibilizados no primeiro dia útil de cada mês.

As participantes podem contar com serviços de Exames de DNA; inserções de DIU; exames preventivos (papanicolau); mamografias e serviços socioassistenciais. Esse último será por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

As fichas serão distribuídas no núcleo da Defensoria Pública, na Asa Norte, das 10h às 12h, sempre nas primeiras segundas-feiras de cada mês. Para participar é necessário levar um documento com foto, CPF, Cartão do Serviço Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Após agendamento, a mulher será encaminhada para realizar o exame em uma das unidades do Sesc do Distrito Federal, preferencialmente, na que for mais próxima à residência da solicitante. E para reduzir a demanda de investigação de paternidade judicial, a campanha irá oferecer exames de DNA de forma imediata.

“O foco do projeto é concentrar o máximo de serviços possível às mulheres com foco nas mães de criança sem registro de paternidade. É importante destacar que a ação Dia da Mulher não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma questão de desenvolvimento humano”, diz o defensor público-geral Celestino Chupel.

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF