Governo cria oportunidades de reinserção social de detentos

Governo cria oportunidades de reinserção social de detentos

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), atua na defesa dos direitos humanos e na valorização da pessoa em privação de liberdade, com ações e projetos que desenvolvem a capacidade profissional e cidadã dos participantes.

Os projetos são desenvolvidos em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap). As ações são colocadas em ênfase principalmente no dia 24 de maio, quando é instituído o Dia Nacional do Detento.

“A atuação da Sejus para a reinserção social e o retorno do reeducando ao convívio social está embasada em três pilares: educação, qualificação profissional e trabalho”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A data tem como objetivo convidar a sociedade a refletir a respeito das causas e critérios que levam à prisão dessas pessoas em questão. Também é abordada a situação e condições da população carcerária brasileira, durante e após o cumprimento das penas aplicadas.

“São oferecidos treinamento profissional e oportunidades de trabalho remunerado, com o implemento de programas, projetos e políticas sociais que possibilitem às pessoas que se encontram em privação de liberdade e aos egressos do sistema prisional condições efetivas de inclusão social”, explica a diretora executiva da Funap, Deuselita Pereira Martins.

O programa Ressocializa-DF oferece trabalho remunerado dentro e fora dos presídios, além de oficinas permanentes de capacitação, a exemplo da costura industrial, marcenaria, serralheria, panificação e de práticas agropecuárias. O projeto é focado principalmente para que os detentos consigam ingressar no mercado de trabalho após a prisão.

 

Rosana Jesus
Jornalista | MTB – 0011674/DF